Dia Internacional da Mulher: DTED e UNA-SUS/UFMA celebram um histórico de ações sobre a saúde do público feminino

Duas capacitações seguem abertas sobre Cuidado e Saúde da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma data importante para lembrarmos das lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos. Nesta data tão representativa, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão – liderada, em sua maioria, por mulheres – resgata também as iniciativas educacionais desenvolvidas com foco na saúde e na vivência feminina.

“Uma das áreas em que as mulheres têm avançado significativamente é a saúde. Estamos sempre acompanhando as necessidades da população e respeitando as especificidades de cada público, por isso, o nosso papel é auxiliar na busca de soluções para os desafios da sociedade tendo a educação como a nossa principal aliada”, declara a diretora da DTED e coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Em 2020, por meio da UNA-SUS/UFMA e em parceria com o Ministério da Saúde, a DTED lançou o curso “Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas”, que alcançou mais de 27 mil matrículas, oriundas de todo o país, no ambiente virtual de aprendizagem – o SAITE AVA. A capacitação tinha como objetivo compreender e promover o cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas – grupos que fazem parte do contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) e necessitam de atenção por parte de toda a equipe de saúde, incluindo os dentistas.

Já, em 2021, dessa vez em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a DTED lançou o curso “Acessibilidade nas Delegacias Brasileiras e Atendimento às Mulheres e Meninas com Deficiências e Doenças Raras”, que buscava oferecer, nos serviços de segurança pública, assistência adequada à população feminina com deficiência, para que sejam adotadas medidas de proteção dos direitos e das liberdades fundamentais dessa parcela da sociedade.

“O número de mulheres com deficiência que sofrem algum tipo de violência é muito expressivo. Por isso, buscamos qualificar profissionais para que atendam da forma mais ética e humanizada possível esse público. A educação e a qualificação profissional foram os caminhos que encontramos para combater esse cenário de violência”, aponta Ana Emilia Oliveira.

Saúde da Mulher: cursos abertos

O cuidado qualificado, especializado e inclusivo tem sido os pilares da DTED na produção das suas ações educacionais voltadas ao público feminino. Para orientação profissional no atendimento na APS, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas para o curso Atenção à saúde das mulheres com deficiência, cujo objetivo é qualificar o cuidado direcionado à população feminina com deficiência, com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico do problemas mais comuns enfrentados por esse público.

Intitulado Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico, destaca, sobretudo, as mães atípicas, porque são elas que estão à frente do cuidado, além de fortalecer o vínculo parental com foco numa abordagem terapêutica no contexto das doenças raras. O curso é ofertado em parceria com o MDHC, é gratuito, tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org

As oportunidades educacionais são desenvolvidas em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: apresentação interativa, material em PDF, e-book, infográfico e questionário. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Data de Publicação: 08/03/2023