Notícias

UNA-SUS/UFMA destaca 14 cursos de capacitação profissional com inscrições abertas até 30 de março

As ofertas são gratuitas, autoinstrucionais e com certificação pela Universidade Federal do Maranhão. Não perca!

Os cursos de capacitação disponíveis na UNA-SUS/UFMA, são um importante passo que os profissionais dão para aprimorar e adquirir novos conhecimentos. Embora a graduação seja um importante passo na formação de profissionais em diversas áreas, a capacitação contínua é fundamental para se manter atualizado e preparado para os desafios do mercado de trabalho. 

Em particular, na área da saúde, a rápida evolução da tecnologia e das práticas clínicas significa que o conhecimento adquirido na graduação pode se tornar desatualizado. Com o intuito de levar cada vez mais profissionais a aprimorarem seus conhecimentos em saúde, atendimento e cuidado, trouxemos uma gama de cursos da UNA-SUS/UFMA com inscrições abertas até o final deste mês.

“Nunca houve um momento mais crucial para se buscar capacitação em saúde. Os cursos listados aqui, poderão ajudar profissionais a adquirir novos conhecimentos e proporcionar um atendimento mais humanizado ao usuário do SUS”, aponta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídias, cartilhas, infográficos, apresentações e e-books interativos. Como público-alvo da capacitação estão profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas pela capacitação.

Os cursos são ofertados na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. As capacitações são gratuitas, utilizam recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem e estão abertas para diversos profissionais de saúde de todo país, que atuam na APS, técnicos, acadêmicos e demais interessados. 

As inscrições estão abertas até o dia 30 de março no site unasus.ufma.br. Veja todas as oportunidades:

Atenção a pessoa com Síndrome de Down

Durante o curso será possível conhecer e entender melhor as particularidades e características da Síndrome de Down e o papel do profissional neste contexto. A Carga horária do curso é de 30 horas-aula.

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo

O curso irá capacitar os profissionais de saúde que atuam no atendimento de pessoas com deficiência, com enfoque na habilitação e reabilitação da população diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Por meio do curso, o estudante vai conhecer o contexto histórico do TEA, as mudanças de concepção acerca dessa condição ao longo do tempo, a sua epidemiologia, diagnósticos diferenciais, comorbidades relacionadas, as classificações atuais adotados no Brasil, e como são articulados os serviços de acompanhamento e atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo no SUS. 

Atenção à Pessoa Amputada

Já neste curso, é possível compreender as orientações relativas à atenção à pessoa amputada como parte do processo de melhoria dos serviços previstos no SUS por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que é a ordenadora das políticas de saúde relacionadas à pessoa amputada. Carga horária de 30 horas-aula. 

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção

Curso voltado para fisioterapeutas e profissionais que atuam em centros de reabilitação. Ele tem como objetivo central compreender os procedimentos referentes à prescrição de produtos ortopédicos e dispositivos auxiliares de locomoção não-cirúrgicos voltados para a população com deficiência física e mobilidade reduzida.

Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência

Neste curso será possível compreender como as equipes multiprofissionais de saúde atuam na reabilitação da pessoa idosa, em diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, considerando que o planejamento da reabilitação da pessoa idosa seja realizado juntamente com as demais intervenções terapêuticas e de promoção da saúde e prevenção de agravos. Carga horária de 60 horas-aula. 

Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE)

O curso aborda os cuidados em saúde direcionados à pessoa que sofreu Traumatismo Cranioencefálico, com destaque para os processos de avaliação, classificação de gravidade, tratamento e estratégias de inclusão na sociedade do paciente inserido nesse contexto.

Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral

Através deste curso é possível compreender a definição, a caracterização e as classificações da Paralisia Cerebral (PC), bem como o diagnóstico, os fatores de risco e as condições associadas à PC. Espera-se, assim, abordar informações necessárias para que a atenção à pessoa com PC seja direcionada de forma adequada no contexto do SUS. Carga horária de 30 horas/aulas.

Reabilitação da pessoa com complicações Pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE)

Este curso aborda as ações de atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e a reabilitação relacionada às condições do AVE, considerando possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais na perspectiva interdisciplinar, a fim de subsidiar o acolhimento e a intervenção adequada desses pacientes nas Unidades Básicas de Saúde.

Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)

 Neste curso, o aluno terá a oportunidade de reconhecer os fatores de risco da deficiência auditiva e visual para recém-nascidos, bem como compreender as etapas para realização da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON), o acompanhamento e o monitoramento dos marcos do desenvolvimento da criança após os testes de triagem neonatal.

Atenção à saúde das mulheres com deficiência

O curso apresenta conteúdos com foco na saúde das mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, abordando temas como: Marcos históricos e epidemiologia da deficiência em mulheres; Acessibilidade; Violência contra mulheres; Atenção integral à saúde; Saúde sexual, saúde reprodutiva e saúde mental; e Manejo clínico de problemas mais comuns enfrentados pelas mulheres com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

Atenção à saúde da pessoa com estomia;

 O curso aborda os conceitos, os tipos, a assistência à saúde, a promoção do autocuidado, os fatores biopsicossociais e a atuação da Rede de Atenção à Saúde da pessoa com estomia.

Veja aqui todas as oportunidades de cursos abertos da UNA-SUS/UFMA.


TEXTO: Rodrigo Nabate

EDIÇÃO: Maiara Pacheco

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 09/03/2023