Notícias

Biblioteca Digital de Odontologia: novo recurso educacional da UNA-SUS/UFMA conta com um acervo gratuito na área de saúde bucal

São cinco bibliotecas digitais abordando diversas temáticas na área odontológica disponíveis nas lojas Android e IOS.

Uma nova ferramenta para produção e disseminação de conhecimento em saúde bucal chegou, desenvolvida para todos os profissionais de odontologia no país. A UNA-SUS/UFMA, unindo tecnologia, conhecimento e saúde, lança as Bibliotecas Digitais de Odontologia, com um acervo rico e diverso sobre saúde bucal, já disponível para download nas lojas Android e IOS.

A Biblioteca Digital, visa auxiliar profissionais e estudantes que buscam conteúdos relacionados à saúde bucal. “Buscando oportunizar o compartilhamento e consulta a qualquer tempo dos conteúdos produzidos pela UNA-SUS/UFMA, a Biblioteca Digital de Odontologia é resultado de uma grande pesquisa e desenvolvida por uma equipe de professores e especialistas em saúde bucal”, explica a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira. 

Com uma interface simples e intuitiva, os aplicativos da Biblioteca Digital – Odontologia permite que o conteúdo esteja mais acessível e com mais usabilidade. Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos.

Um acervo diverso e especializado

Atualmente, as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-SUS/UFMA conta com grandes áreas temáticas compartilhadas em cinco aplicativos diferentes: Urgências Odontológicas, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias, Saúde bucal PCD e Doenças Infecciosas.

Além disso, as Bibliotecas Digitais de Odontologia também oferecem recursos educacionais avançados, como: questionários, infográficos interativos, PDFs, produções audiovisuais e jogos educacionais - Serious Games, que ajudam os profissionais a consolidarem seus conhecimentos, visando ao melhor desfecho para a saúde do paciente.

“Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios – Serious Games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas. Dentro do jogo, ao realizar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento do paciente”, pontua a coordenadora.

Segundo Oliveira, a ferramenta se sobressai como um excelente canal de conhecimento e pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

“Um dos principais objetivos das Bibliotecas Digitais é disponibilizar conteúdo especializado e contribuir para a capacitação profissional, especialmente, das equipes do Sistema Único de Saúde (SUS), com o conhecimento na palma da mão. A plataforma será acompanhada continuamente pelos especialistas para que seus conteúdos estejam sempre atualizados dentro das temáticas abordadas na Odontologia”, declarou.

Conheça, baixe e compartilhe as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-US/UFMA:

Urgências Odontológicas - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Cardiovasculares - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Respiratórias Crônicas - Baixe o APP Android e IOS

Saúde bucal PCD - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Infecciosas - Baixe o APP Android e IOS.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 10/03/2023