Notícias

Saúde ocular: curso da UNA-SUS/ UFMA aborda temática e propõe técnicas para reabilitação e cuidado de pessoas com deficiência visual

O curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” é gratuito, com certificação e está com inscrições abertas até o final de março

Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar, o que corresponde a 3,2% da população.

Segundo o material didático disponível no curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” da UNA-SUS/UFMA, define-se saúde ocular o estado em que a visão e a capacidade funcional são maximizadas, contribuindo para a saúde geral, o bem-estar, a inclusão social e a qualidade de vida do indivíduo. Quando qualquer uma dessas atribuições são prejudicadas ou impedidas, essa população precisa de atenção e um atendimento adequado, de acordo com as suas necessidades individuais e o acesso pleno ao cuidado especializado dentro do SUS. 

A capacitação é fundamental para os profissionais da saúde, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS), pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o cuidado adequado e efetivo dessa população.

Seja visão normal, subnormal ou baixa visão e a cegueira – que é a perda total da visão ou perda da percepção de luz –, os indivíduos precisam não só de um bom diagnóstico, como também de um acompanhamento contínuo e de qualidade. Segundo dados apresentados no conteúdo programático do curso, a OMS apontou um relatório mundial sobre visão em 2021, onde mostra que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas apresentam uma deficiência visual, e dessas, pelo menos 1 bilhão de pessoas têm uma DV que poderia ter sido evitada ou mitigada por meio de medidas de acesso a cuidados especializados e reabilitação oftalmológica de qualidade.

“Pessoas com deficiência visual enfrentam muitos desafios em sua vida cotidiana e, portanto, precisam de atenção especializada quando se trata de cuidados em saúde. Compreender suas necessidades e entender o histórico são essenciais, pois, assim, há uma melhora entre a comunicação do profissional de saúde e paciente, trazendo técnicas e recursos especiais que ajudam a melhorar a compreensão e participação do paciente em seu próprio cuidado”, relata Ana Emilia Figueiredo, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA. 

Quais as temáticas abordadas?

Dentre os diversos assuntos abordados na qualificação, o cursista irá conhecer o contexto da deficiência visual, suas repercussões, diagnósticos e habilitação/reabilitação, além dos impactos que a deficiência visual causa na vida dessas pessoas, familiares e cuidadores. Conhecerá também os fatores de risco e doenças que causam baixa visão em crianças; o processo de habilitação e reabilitação em crianças em diferentes faixas etárias, identificação de fatores e doenças que causam deficiência visual, bem como a avaliação da acuidade visual e visão funcional do adulto. Aborda também a definição de estratégias interdisciplinares para pessoas com deficiência visual; indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária da pessoa com deficiência visual.

Finalizando o curso, o cursista receberá um certifica gratuito e validado pela UFMA. Acesse unasus.ufma.br, se inscreva e compartilhe o conteúdo com outros profissionais da saúde.  

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 14/03/2023