Dia Mundial da Síndrome de Down: Curso sobre a temática conquistou mais de 30 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA

Atualmente, o curso é o segundo maior em número de matrículas no AVA e segue com inscrições abertas até 30 de março

Hoje, 21 de março, é o Dia Mundial da Síndrome de Down, data que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da valorização das pessoas com essa condição genética. Devido à relevância da temática, o curso Atenção à pessoa com Síndrome de Down da UNA-SUS/UFMA tem conquistado grande público e, atualmente, é o segundo curso com o maior número de matrículas no ambiente virtual de aprendizagem.

Alcançando mais de 30 mil matrículas em todo o país, a capacitação visa contribuir na formação de profissionais e pessoas mais conscientes e prontas para atender e auxiliar indivíduos neste contexto. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, estima-se que nasce uma criança com Síndrome de Down a cada 600 nascimentos, isso independe de etnia, gênero ou classe social.

Um ponto que a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência aborda é a liberdade da pessoa com Síndrome de Down, seja para fazer suas escolhas ou terem participação plena e efetiva nas organizações. Este ponto é destacado porque, por muitas vezes, esses indivíduos não recebem o apoio adequado ou são tratados de forma controladora.

“A difusão do conhecimento para evitar o preconceito, o medo e a desinformação é um dos principais objetivos do curso Atenção à pessoa com Síndrome de Down. A forma de enxergar a deficiência se transforma graças à informação, ao cuidado e à dedicação de profissionais da saúde que buscam compreender mais sobre esta síndrome, seu prognóstico e suas possibilidades. Por meio deste curso, será possível conhecer e entender melhor as particularidades e características da Síndrome de Down”, destaca Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA).

A capacitação é autoinstrucional, gratuita e está com inscrições abertas até o dia 30 de março no site unasus.ufma.br. O curso faz parte do Programa educacional “Saúde da Pessoa com Deficiência” e é ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional), tem início imediato e certificado gratuito e validado pela UFMA.

A campanha

Criada em 2006 pela Down Syndrome International (DSi), a data é celebrada em todo o mundo por meio de eventos, atividades e campanhas que buscam difundir informações e sensibilizar a população sobre a realidade das pessoas com trissomia do cromossomo 21.

A mensagem de 2023 “Conosco, não para nós” é a chave para uma abordagem da deficiência baseada nos direitos humanos. Uma abordagem baseada nos direitos humanos vê as pessoas com deficiência como detentoras do direito de serem tratadas com justiça, de ter as mesmas oportunidades e de trabalhar como e com os outros para melhorar suas vidas.

Uma das pautas abordadas em diversas ações realizadas na data de hoje, destaca que a Síndrome de Down não se trata de uma doença, mas uma condição genética inerente à pessoa. Isso não isenta o fato de uma pessoa com SD não apresentar algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento. Por isso, há a necessidade de uma preparação maior dos profissionais na atenção e cuidado desses indivíduos, a exemplo profissionais da saúde e educação.

No Brasil, a data comemorativa ‘Dia Nacional da Síndrome de Down’ foi instituída pela Lei nº 14.306/2022. A Lei prevê, em seu parágrafo único, que: Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down são incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.

Data de Publicação: 21/03/2023