Jogos educacionais abordam a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down, TEA e paralisia cerebral

Os jogos estão disponíveis no curso Atenção à Saúde Bucal PcD e, também, nas lojas Android e IOS.

Com o objetivo de criar a melhor experiência de aprendizado on-line no processo educativo na área da saúde, a UNA-SUS/UFMA utiliza diversas estratégias de gamificação em seus cursos de educação continuada como uma forma de capacitação lúdica e inovadora. Dentro do curso Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, por exemplo, há quatro jogos sérios (serious games) que auxiliam o desenvolvimento de competências e habilidades dos profissionais e estudantes da área da saúde bucal.

“Entre as diversas aplicações da tecnologia, a utilização de jogos sérios – serious games – apresenta-se como uma forma de estimular e dinamizar o processo de aprendizagem, promovendo o engajamento de pensamento crítico e a resolução criativa de problemas”, apontou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Na capacitação “Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência”, os jogos constituem uma simulação de um atendimento clínico, que permitirá conhecer o fluxograma de acompanhamento e atendimento odontológico da pessoa com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Transtorno do Espectro Autista e Alzheimer.

O estudante deverá realizar escolhas dentre um leque de alternativas, cujas opções podem ser adequadas, plausíveis e inadequadas, o que permitirá que você conheça o fluxograma de acompanhamento e atendimento para Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde – SUS. São contempladas as seguintes fases: anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, tratamento ou conduta e comunicação

“Dentro do jogo, ao realizar o atendimento, o usuário realizará a anamnese e exames físicos, solicitações de exames complementares, diagnóstico e indicação para o melhor tratamento, sempre visando ao melhor desfecho para a saúde do paciente”, frisou a coordenadora.

Sobre o curso

curso Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br até 30 de março.

A capacitação tem como objetivo auxiliar na produção do cuidado em saúde bucal à pessoa com deficiência na Rede de Atenção à Saúde. O curso é ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.

Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Deficiência e Necessidades Especiais em Odontologia; O cuidado em saúde bucal nas redes de atenção à saúde; atenção odontológica à pessoa com Paralisia Cerebral; Síndrome de Down e à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, entre outros.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: PDFs, infográficos interativos, e-books, recursos multimídia, questionários e, claro, os serious games

O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Ao concluir todas as unidades e obter média igual ou maior a 70, o aluno poderá emitir certificado gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Quer acessar outros jogos? Conheça a plataforma Game Case

A estratégia de gamificação citada no decorrer deste texto está inserida na plataforma Game Case, composta por três áreas: Clinical CaseDental Case e Medical CaseOs jogos podem ser acessados separadamente a partir do download nas plataformas Web, Android e iOS, ou como recurso educacional nos cursos da UNA-SUS-UFMA, disponíveis no Saite Ava.

Os três games seguem o mesmo formato e lógica, ou seja, o foco é o atendimento de pacientes com demandas espontâneas. Assim, é possível solucionar casos clínicos sobre diferentes áreas, incluindo casos odontológicos, médicos e sobre as mais diversas temáticas da Atenção Primária em Saúde.

Data de Publicação: 22/03/2023