Notícias

Série Biblioteca Digital de Odontologia: Conheça a BD-Saúde Bucal do paciente com urgências odontológicas

Disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos Android e iOS.

Dando continuidade à Série Biblioteca Digital de Odontologia da UNA-SUS/UFMA, abordaremos a seguir a BD-Urgências Odontológicas, um espaço criado para compilar uma coleção de produções científicas acerca dos principais fatores que podem influenciar os pacientes a buscar atendimento odontológico de urgência.

Lançadas no último dia de 10 de março, as Bibliotecas Digitais em Odontologia unem saúde, conhecimento e tecnologia em uma ferramenta de aprendizado e capacitação. Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão, ela apresenta um acervo de conhecimento em saúde bucal, nas mais diferentes áreas e procedimentos odontológicos.

Com cinco aplicativos disponíveis, as BD's trazem temas como: Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias, Saúde Bucal PCD, Doenças Infecciosas e Urgências Odontológicas.

A Atenção Primária em Saúde Bucal é considerada a porta de entrada principal para os cuidados com a saúde bucal. Portanto, é um espaço no qual são realizadas ações de promoção em saúde e prevenção, mas que não tiram a responsabilidade da equipe de saúde bucal de fazer o primeiro atendimento nos casos de urgências odontológicas.

Considerando esses aspectos, por meio desta Biblioteca Digital, o profissional terá acesso a conteúdo sobre a organização do processo de trabalho para atenção às demandas de urgência no cotidiano da assistência odontológica e das demandas espontâneas, entendendo o processo de trabalho das equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde.

Nela, o usuário terá acesso a diversos recursos que irão abordar os principais fatores que podem influenciar os pacientes a buscar atendimento odontológico de urgência. Ao final, o profissional tomará conhecimento em como planejar adequadamente sua triagem e os tratamentos desses casos em específico.

O aplicativo traz uma abordagem completa sobre diversos temas dentro das urgências odontológicas com mais de vinte recursos educacionais disponíveis para melhor orientar o profissional. Os conteúdos seguem nas seguintes temáticas: processo de trabalho, urgências da mucosa, traumatismo, dentição decida, classificação de risco, dentição permanente, urgências periodontais, urgências odontológicas e próteses.

Com uma interface simples e de fácil navegabilidade, o aplicativo permite que o conteúdo esteja sempre acessível à palma da mão. É possível organizar os recursos já vistos, ‘favoritar’ os assuntos que mais chamarem atenção para uma consulta posterior, facilitando assim a busca. Além disso, possui uma aba de "novidades" onde o usuário ficará por dentro de todas as próximas atualizações de conteúdos que o aplicativo trará.

Buscar, comentar, compartilhar e baixar pode ser feito em segundos. Faça seu cadastro, insira seu login e senha e aproveite o acervo gratuito e especializado em saúde bucal.

A Biblioteca Digital de Odontologia é fruto de uma parceria entre a DTED/UFMA,por meio, da UNA-SUS/UFMA -, Grupo SAITE, Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e o Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Conheça, baixe e compartilhe as Bibliotecas Digitais de Odontologia da UNA-US/UFMA:

Urgências Odontológicas - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Cardiovasculares - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Respiratórias Crônicas - Baixe o APP Android e IOS

Saúde bucal PCD - Baixe o APP Android e IOS

Doenças Infecciosas - Baixe o APP Android e IOS.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 23/03/2023