Última chamada: conheça 13 cursos disponíveis na UNA-SUS/UFMA com inscrições abertas até hoje (30)

Os profissionais que se inscreverem nas capacitações terão até o final de abril para concluir e retirar o certificado

Aliada dos profissionais e estudantes da saúde, a UNA/-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde, vem se destacando com a oferta de inúmeros cursos de capacitação; todos de forma gratuita, autoinstrucional e com início imediato, através da plataforma saiteava.org. Interessados terão até hoje, 30 de março, para se inscrever em diversos cursos que tratam o cuidado e reabilitação da pessoa com deficiência.

Com carga horária de 30 horas cada, os cursos abordam temas como a importância do atendimento humanizado à pessoa com deficiência, acessibilidade em ambientes de saúde, comunicação inclusiva, cuidados com a saúde mental, reabilitação, saúde bucal entre outros assuntos relevantes para a formação de profissionais capacitados em lidar com esse público específico. Os cursos são oferecidos pela Universidade Aberta do Sus, em parceria com o Ministério da Saúde e a Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS).

A iniciativa busca sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância do cuidado integral à pessoa com deficiência, que muitas vezes enfrenta barreiras e desafios no acesso aos serviços de saúde, desde o diagnóstico até o acompanhamento. Além disso, a capacitação oferece ferramentas e estratégias para que esses profissionais possam prestar um atendimento mais efetivo e acolhedor dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a promoção da inclusão e da qualidade de vida desse público.

Os cursos possuem diversos suportes educacionais que auxiliam na produtividade do cursista. São e-books, PDF’s, recursos multimídia, livretos, questionários, infográficos interativos que tornam a jornada de aprendizagem mais rica e didática.

É importante destacar que a realização de cursos de capacitação é fundamental para que os profissionais da saúde estejam cada vez mais preparados para lidar com a diversidade de demandas e necessidades dos pacientes. Além disso, a qualificação contínua é a melhor forma de atualizar-se dos assuntos mais recentes sobre os avanços da saúde, bem como aprimorar os próprios conhecimentos e práticas essenciais para qualidade nos serviços de saúde.

O prazo para inscrições encerra hoje, dia 30, mas o profissional que se inscrever terá até o final de abril para finalizar os cursos. Os interessados poderão se matricular em quantos cursos desejarem.

Veja todas as oportunidades:

• Atenção a pessoa com Síndrome de Down
  • Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo
  • Atenção à Pessoa Amputada
  • Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção
  • Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência;
  • Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE);
  • Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral;
  • Reabilitação da pessoa com complicações Pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE);
  • Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)
  • Atenção à saúde das mulheres com deficiência.
  • Atenção à saúde da pessoa com estomia;
  • Atenção à Saúde na reabilitação visual;
  • Atenção à Saúde bucal da pessoa com deficiência;

As capacitações são fruto de diversas parcerias, entre o Ministério da Saúde, instituições que fomentam a capacitação e cuidado da pessoa com deficiência como a Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS), a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Os cursos foram desenvolvidos por diversos profissionais especializados no assunto e que entendem a realidade do trabalho no Sistema Único de Saúde. Não perca a oportunidade de agregar mais conhecimento ao seu currículo com cursos gratuitos e de qualidade.

Acesse: saiteava.org, inscreva-se e compartilhe este conteúdo com outros profissionais interessados, contribuindo para a melhoria do atendimento nos serviços de saúde.

Data de Publicação: 30/03/2023