Inscrições prorrogadas para o curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos”

Inscrições abertas até 28 de agosto no saiteava.org.

Inscrições prorrogadas, até 28 de agosto, para o curso Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos. A capacitação faz parte do Programa de Formação sobre Doenças Raras ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições podem ser realizadas por meio da plataforma saiteava.org.

Ofertado em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o curso tem como público-alvo profissionais de saúde envolvidos no cuidado das pessoas com doenças raras, familiares, além de profissionais dos mais diversos âmbitos interessados na temática da capacitação.

O curso é disponibilizado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional (sem a mediação de tutores) e tem como foco apresentar os aspectos, impactos, complexidades, pesquisas e tratamentos sobre as pessoas que vivem nesse contexto, além de promover o cuidado centrado nas pessoas com condições raras de saúde, no modelo biopsicossocial de assistência e na atenção humanizada direcionada à população de raros.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com versão, também, para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: infográficos, material em PDF, Recurso Multimídia, e-books e questionário.

Temáticas - Com carga horária de 30 horas, a capacitação apresenta as seguintes temáticas: Definição e contextualização das doenças raras; Cuidado centrado na pessoa e no modelo biopsicossocial em saúde; Doenças raras e medicamentos órfãos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa; Diagnóstico e seus impactos; e Classificação, tratamento e pesquisas sobre doenças raras.

Programa de Formação - O curso “Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos” faz parte do Programa de Formação Capacitação e Informação em Doenças Raras. Atualmente, o Programa conta com mais cinco módulos disponíveis ao público: Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnósticoVoluntariado no campo das doenças rarasPolíticas públicas para pessoas com doenças rarasEmpoderamento das pessoas com doenças raras; e Itinerário das pessoas com doenças raras.

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta). O certificado é gratuito e emitido pela UFMA.

Data de Publicação: 03/04/2023