UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Reabilitação do Paciente com Condições pós-covid

Primeiro curso produzido por uma universidade nesta temática, além de ser gratuito, com carga horária de 45h, com início imediato e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional)

Compreender os processos de reabilitação motora, neurofuncional, cardiorrespiratória, assim como os das funções mentais, cognitivas e psicológicas em pessoas recuperadas do novo coronavírus, mas que apresentaram sintomas tardios ou complicações de saúde em decorrência da doença, é o objetivo central do curso “Reabilitação do paciente com condições pós-covid”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do SAITE AVA até o dia 31 de março de 2022.

A capacitação, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), possui carga horária de 45 horas e início imediato, sendo ofertada na modalidade a distância (autoinstrucional).

O público-alvo são profissionais que atuam no processo de reabilitação no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar, tais como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, profissionais das equipes da Atenção Primária, entre outros e demais interessados pela temática.

“Gostaríamos de convidar todos os profissionais e também os estudantes das diferentes áreas da saúde para não perder essa oportunidade, pois o nosso país tem milhões de pessoas que foram acometidas pelo Covid e que se queixam de diferentes sequelas. E, tal fato, exige profissionais atualizados que possam auxiliá-los na reabilitação física e mental, no qual esse curso poderá possibilitar essa atualização e orientações necessárias, quer seja um profissional na atuação hospitalar, ambulatorial ou domiciliar”, convidou Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, diretora da DTED.

Diferencial e originalidade

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), sendo também desenvolvido em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: infográficos, material em PDF, recurso multimídia, vídeos, podcast e questionário.

Segundo a diretora da DTED, o Curso Reabilitação do paciente com condições pós-covid é o único do país produzido por uma universidade.

“O número de matrículas de um Curso é sempre uma caixinha de surpresa, mas espera-se um número grande de inscritos por ser este ser o único curso na temática produzido por uma Universidade, com a chancela do Ministério da Saúde, que se tenha conhecimento”, revelou Oliveira.

Vale ressaltar que, em março do ano passado, a UNASUS/UFMA lançou o curso de Orientações Gerais ao paciente com COVID na Atenção Primária em Saúde, que obteve mais de 78 mil matrículas.

“A UNASUS, hoje, tem registro de matrículas em 5.506, o que corresponde praticamente a 99% dos municípios brasileiros. E assim espera-se um número grande de inscritos em todo o território nacional, haja vista a importância da temática”, frisou Ana Emilia.

Temáticas abordadas

A covid-19 é responsável por diferentes manifestações no corpo da pessoa infectada, que podem ser classificadas em sintomas respiratórios, musculoesqueléticos, digestivos e até neurológicos. De quadros moderados a graves, diversos pacientes podem continuar a sofrer de efeitos tardios da doença. Condições com duração indeterminada requerem intervenções específicas.

A diretora da DTED reforça que a capacitação permitirá ao cursista ampliar os conhecimentos que já possui. “O conteúdo do curso foi planejado com o intuito de qualificar e ampliar os conhecimentos dos cursistas quanto ao cuidado especializado e humanizado destinado aos pacientes que apresentam condições clínicas pós-covid. O propósito é que a assistência seja ofertada de maneira individualizada, com estratégias que visem o aumento na qualidade de vida do indivíduo”, explicou Ana Emilia.

Dessa maneira, o curso apresenta três unidades contendo os seguintes conteúdos: Unidade 01: Reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-covid; Unidade 02: Reabilitação cardiorrespiratória do paciente com condições pós-covid; Unidade 03: Reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de covid-19.

Certificação

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Texto: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 25/10/2021