Curso sobre atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças alcança cerca de 10 mil matrículas no AVA UNA-SUS/UFMA

Com pouco mais de dois meses de lançamento, o curso tem alcançado diversos profissionais da saúde

Desde o seu lançamento, em 30 de janeiro deste ano, o curso Estimulação Precoce: crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor obteve grande adesão na plataforma virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA. Atualmente, em pouco mais de dois meses, a oferta alcançou cerca de 10 mil matrículas no AVA – saiteava.org. O curso é gratuito, autoinstrucional, com início imediato. As inscrições seguem abertas até 30 de junho e podem ser realizadas no site da unasus.ufma.br.

A capacitação tem certificação de 30 horas e aborda a estimulação neuropsicomotora para crianças com atraso no desenvolvimento de funções motoras e psicossociais nos primeiros três anos de vida. Além disso, o curso apresenta a abordagem de Tecnologia Assistiva para promover a inclusão de crianças com deficiência.

Entre os assuntos abordados, estão o cuidado em saúde, a estimulação precoce, o uso de tecnologia assistiva, a importância da participação familiar e a articulação das ações nos sistemas de saúde e assistência social. Se você é um profissional da saúde ou da educação interessado em aprender sobre estimulação precoce e tecnologia assistiva, este curso é para você.

A capacitação é fundamental para os profissionais que atuam nas equipes de habilitação/reabilitação, pois eles serão responsáveis por ajudar crianças com deficiência ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor a alcançar o máximo de sua capacidade funcional. Com o conhecimento adquirido no curso, os profissionais estarão aptos a aplicar as técnicas adequadas de estimulação precoce, identificar e utilizar ferramentas e recursos de tecnologia assistiva e trabalhar em parceria com a família e outros profissionais de saúde e educação para promover a inclusão social e a qualidade de vida dessas crianças.

Além disso, a  articulação das ações nos sistemas de saúde e assistência social, são essenciais para que esses profissionais possam atuar de forma integrada e efetiva na promoção do desenvolvimento infantil, de forma individualizada e humanizada.

Para aprimorar e enriquecer a experiência de aprendizagem, a capacitação conta com 20 recursos educacionais, distribuídos entre infográficos interativos, material em PDF, apresentação interativa e e-books.

Quem pode se inscrever?

Profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Ficou interessado? Se inscreva e compartilhe com outros profissionais para contribuir com o aumento da qualidade nos serviços de saúde em todo o país.

Bons estudos!

TEXTO: Rodrigo Nabate.