Curso para gestores sobre ferramentas no processo administrativo na área de saúde PCD encerra as inscrições em 10 dias

As inscrições para o curso Introdução às ferramentas de Administração Estratégica e de Planejamento para gestores de Serviços de Reabilitação encerram dia 27 de abril. A capacitação é ofertada pela Universidade Federal do Maranhão — instituição integrante da Rede UNA-SUS. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão tática e sistêmica de uma organização de saúde, de modo que os conhecimentos desenvolvidos durante a capacitação impactem positivamente a prestação de assistência nos serviços de reabilitação voltados às pessoas com deficiência.

Entre os assuntos abordados, destacam-se os fundamentos da gestão estratégica; vantagem competitiva; formulação e implementação da estratégia; avaliação e controle; análise setorial; fatores críticos do sucesso e análise SWOT; sistemas de gestão estratégica; balance scorecard (BSC) e gestão de indicadores.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na gestão dos serviços de reabilitação da pessoa com deficiência, como administradores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

Durante a sua jornada de estudos, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como e-book, PDF, infográfico interativo, recurso multimídia e questionário.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD-Daet-Saes-MS) e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo Saite (CNPq-UFMA).

Data de Publicação: 17/04/2023