Última chamada: conheça dois cursos sobre Doenças Raras disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem com matrículas abertas até 25 de abril

Os cursos fazem parte do Programa de Formação, Capacitação e Informação em Doenças Raras, gratuitos e com certificação

Estão abertas até o dia 25 de abril, próxima terça-feira, as inscrições para os cursos "Famílias raras e mães atípicas: apoio após o diagnóstico" e "Voluntariado no campo das Doenças Raras". Ambos fazem parte do Programa de Formação, Capacitação e Informação em Doenças Raras. Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde e interessados no assunto, os cursos são ofertados pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Com apenas sete dias para encerrar as inscrições, os interessados devem acessar o ambiente virtual de aprendizagem saiteava.org para garantir a vaga. Os cursos são voltados para profissionais da saúde, pacientes, familiares e pessoas interessadas no assunto. Os alunos inscritos têm até o fim do mês de maio para concluir a capacitação e obter o certificado.

O certificado é validado pela Universidade Federal do Maranhão e para recebê-lo o aluno deve obter nota final maior ou igual a 70,0 e concluir todas as atividades avaliativas disponíveis.

Curso “Voluntariado no campo das Doenças Raras”

Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo apresentar as bases do voluntariado e o desenvolvimento de projetos sociais, voltados especificamente para doenças raras, desde a proposta de intervenção até o projeto final.

Entre as temáticas abordadas estão: bases e marcos históricos do serviço voluntário, projeto de voluntariado, participação e gerenciamento de um projeto de voluntariado, e estratégias de marketing social e engajamento para alavancar o projeto.

O curso oferece uma oportunidade para promover informação, diminuir o preconceito relacionado às doenças raras e facilitar o engajamento da sociedade em uma rede de solidariedade que atende pacientes e familiares.

Curso “Famílias Raras e mães atípicas: apoio após diagnóstico”

O curso possui carga horária de 30 horas e busca abordar os desafios enfrentados por pessoas com condições raras de saúde e seus familiares. Ele traz o destaque às mães atípicas, pois são elas que estão à frente do cuidado e fortalece o vínculo parental com foco numa abordagem terapêutica no contexto das doenças raras.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como apresentação interativa, material em PDF, e-book, infográfico e questionário. As temáticas abordadas incluem conceitos e expressões fundamentais, barreiras no acesso aos cuidados de saúde, acolhimento, inclusão, experiências bem-sucedidas, entre outros.

Data de Publicação: 19/04/2023