Notícias

Curso “Itinerário das pessoas com doenças raras” encerra inscrições na próxima quinta-feira (27)

A capacitação é gratuita, autoinstrucional, disponível no saiteava.org

O curso "Itinerários das pessoas com doenças raras" está com matrículas abertas até a próxima quinta-feira, dia 27 de abril. Disponível no saiteava.org, o curso é gratuito e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde, familiares e interessados sobre os fluxos de atendimento e itinerários terapêuticos das pessoas com doenças raras.

Além de compreender a jornada das famílias raras e o impacto sobre a saúde dos pacientes, os participantes também terão acesso a informações sobre as estratégias diagnósticas, fontes de informação e direitos das pessoas que vivem no contexto das doenças raras. Após inscrito, o cursista tem até 30 de maio para concluir a capacitação.

O curso faz parte do Programa de Capacitação e Informação em Doenças Raras, que possui seis módulos com cargas horárias independentes. Os participantes poderão realizar todos os módulos e obter o certificado com carga horária total de 180 horas. Para consultar as outras ofertas disponíveis no ambiente virtual, inscreva-se no curso e clique na aba “Cursos Relacionados”.

As temáticas abordadas no curso incluem itinerário terapêutico nas doenças raras; fluxo de atendimento às pessoas com doenças raras; serviços e centros de referência em doenças raras no Brasil; estratégias para redução do itinerário terapêutico das pessoas com doenças raras; capacitação profissional; matriciamento em doenças raras; educação em doenças raras; doenças raras como conteúdo nos cursos da área da saúde; programa nacional de triagem neonatal; fontes de informação em doenças raras e direitos de pessoas com doenças raras.

Qual o público alvo?

O curso é destinado a pessoas com doenças raras, cuidadores, familiares, profissionais de saúde que atuam na reabilitação das pessoas com doenças raras, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

A capacitação é uma oportunidade importante para ampliar o conhecimento sobre as doenças raras, que afetam cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o curso, os participantes poderão contribuir para a melhoria do atendimento e da qualidade de vida das pessoas com doenças raras e suas famílias.

 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 25/04/2023