Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial: veja curso da UNA-SUS/UFMA sobre o tema

Curso gratuito, autoinstrucional e certificado validado pela UFMA. Matricule-se!

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 35% da população brasileira adulta seja hipertensa, algo entre 35 e 40 milhões de pessoas. Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a UNA-SUS/UFMA faz um alerta sobre a importância do diagnóstico preventivo, assim como, ressalta a relevância do papel do profissional na Atenção Primária à Saúde (APS) no acolhimento desse paciente.

A Atenção Primária à Saúde, em seu importante papel de porta de entrada do sistema de saúde, é fundamental no cuidado das pessoas com doenças crônicas. São condições muito prevalentes, multifatoriais, que coexistem com determinantes biológicos e socioculturais, necessitando, para isso, de uma abordagem integral e multiprofissional.

“No contexto da APS, é preciso que haja um trabalho em equipe, no qual os profissionais que trabalham na recepção da unidade possam ajudar a identificar situações de maior risco, sofrimento e/ou vulnerabilidade, quando estas aparecem de uma forma objetivamente visível”, expõe a professora-autora Ediane Silva em material do curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ofertado pela UNA-SUS/UFMA.

Segundo o mesmo material, o acolhimento à demanda espontânea e a urgências e emergências deve ser realizado em todos os pontos da rede, mas o papel da APS nesse atendimento é diferenciado. “Quando usuários que não costumam frequentar o serviço de saúde procuram atendimento para um problema clinicamente simples e de baixo risco, esse momento deve ser aproveitado para ofertar ou programar outras necessidades de cuidado”, aponta o material pedagógico do curso.

Capacitação profissional

Com o objetivo de contribuir na qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

O público-alvo da capacitação são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site unasus.ufma.br.

Com carga horária de 30 horas e ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como avaliação de riscos e vulnerabilidades e o cuidado em saúde direcionado às complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: recursos multimídias, cartilhas, infográficos, apresentações e e-books interativos.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Prevenção, combate e cuidado

Instituída pela Lei nº 10.439/2002, a data tem como o objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Apesar de não haver uma cura definitiva, existe controle para a HAS, principalmente com mudanças no estilo de vida. Veja algumas medidas, orientadas pelo Ministério da Saúde, que devem ser tomadas tanto para prevenir quanto para tratar a hipertensão:

• Combater a obesidade;
  • Controle de ingestão do sódio, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Sair do sedentarismo, pois a falta de exercício físico também pode causar hipertensão. Dê preferência a atividades constantes, mesmo que por um período menor.
  • Abandonar o tabagismo - o cigarro sozinho pode não ser causa direta da hipertensão, mas ele aumenta muito mais o risco de AVC e Infarto Agudo do Miocárdio. Um hipertenso que para de fumar diminui muito o risco de doenças associadas à hipertensão.
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Controle do stress – a correria do dia a dia, o estresse do trabalho ou familiar é uma das principais causas para piorar a hipertensão. Portanto, defina prioridades, durma bem e tranquilize a mente.

Fonte: Ministério da Saúde.

Data de Publicação: 26/04/2023