Saúde lança guias sobre desenvolvimento neuropsicomotor e estimulação precoce; Veja curso disponível na UNA-SUS/UFMA sobre a temática

Capacitação on-line, gratuita, certificada e início das aulas é imediato. Matrículas até 31 de outubro.

O Ministério da Saúde lançou, durante o II Congresso Internacional de Criança com Condições Complexas de Saúde, duas publicações sobre desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e estimulação precoce. “Os guias chegam em boa hora, quando discutimos a importância de fortalecer a puericultura na Atenção Primária à Saúde”, afirmou a coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente da pasta, Sônia Venâncio.

Segundo a coordenadora, a promoção do desenvolvimento integral da criança passa pela vigilância do desenvolvimento infantil no instrumento ‘Marcos do Desenvolvimento Infantil’ disponível na Caderneta da Criança, e que dá suporte à detecção precoce de problemas no sistema neuropsicomotor. “Entretanto, é fundamental orientar as famílias e realizar intervenções que possam favorecer esse desenvolvimento”, ressaltou.

Os materiais são fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital da Criança de Brasília (HCB). As publicações têm linguagem acessível, contam com recursos de imagens e QR Codes para vídeos. Também trazem informações complementares para auxiliar profissionais da saúde e da educação, bem como pais e cuidadores na estimulação oportuna e precoce de crianças de zero a seis anos. “Lidamos com problemas complexos. Recebemos crianças que já passaram pelos processos de regulação e encaminhamento, e algumas delas chegam tardiamente na avaliação e no diagnóstico da neuropediatria”, explicou Valdenize Tiziani, superintendente executiva do HCB.

Capacitação sobre a temática na UNA-SUS/UFMA

Com carga horária de 30 horas, o curso Estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, aborda as orientações para o processo de estimulação neuropsicomotora para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento de funções motoras e psicossociais nos primeiros três anos de vida. A capacitação apresenta também uma abordagem sobre o uso de Tecnologia Assistiva para identificar ferramentas, recursos e serviços com o objetivo de promover a funcionalidade, a participação e a inclusão de crianças com deficiência.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 31 de outubro de 2023 no site unasus.ufma.br. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

TEXTO: Maiara Pacheco, com informações do portal Ministério da Saúde.

Data de Publicação: 28/04/2023