Notícias

UNA-SUS/UFMA prorroga inscrições para curso sobre Atenção à pessoa com Paralisia Cerebral

Tema será discutido em Webinário nesta quarta, 10

A UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas para o curso “Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral”, com matrículas disponíveis até 31 de outubro. O curso faz parte do Programa de Aperfeiçoamento “Atenção à Pessoa com Deficiência” e tem como objetivo compreender a definição, a caracterização e as classificações da Paralisia Cerebral, bem como os fatores de risco e as condições associadas à PC. 

Entre as temáticas a serem abordadas no curso, estão: Definição, caracterização e classificação da Paralisia Cerebral; Sinais clínicos, distribuição anatômica, comprometimento motor das funções motoras globais (GMFCS E&R) e função manual (MACS); Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ); Ferramentas para diagnóstico de PC; Fatores de Risco da PC; Condições associadas à PC; Atenção à Saúde da Pessoa com Paralisia Cerebral.

A reabilitação é um componente essencial no tratamento e manejo da paralisia cerebral, pois pode ajudar a melhorar a função física, cognitiva e emocional desse público. 

Webinário sobre Paralisia Cerebral – Na próxima quarta-feira, 10, às 13 horas, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), por meio do programa UNA-SUS/UFMA, realizará o “Webinário Paralisia Cerebral: um olhar da fisioterapia”, com transmissão ao vivo no canal “EaD para Você”, no YouTube. O evento será ministrado pela fisioterapeuta Renata Kelly da Palma, professora titular na Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya (UVic-UCC), na Espanha.

O Webinário tem como objetivo levar conhecimentos e esclarecimentos ao público sobre a Paralisia Cerebral e discutir os principais cuidados para a Pessoa com Paralisia Cerebral, destacando por faixa etária, e a importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento desse paciente. 

Com a realização do Webinário, a UNA-SUS/UFMA busca contribuir para a promoção do conhecimento e capacitação dos profissionais de saúde nos mais diversos centros de atendimento e acolhimento da pessoa com deficiência, em especial, nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Convidamos todos os profissionais de saúde, estudantes, familiares e cuidadores de pessoas com paralisia cerebral a participarem do nosso webinário, que será uma oportunidade única de aprofundar os conhecimentos sobre essa deficiência tão complexa. Não perca a oportunidade de aprender com uma grande especialista e pesquisadora no assunto”, convida a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O Webinário sobre Paralisia Cerebral é gratuito, com certificação e aberto ao público. O sistema para inscrições ficará disponível 30 minutos antes de iniciar o evento e o link será compartilhado durante a transmissão.

Interessados poderão acessar o evento através deste link. Ativando as notificações, a plataforma consegue alertar o público sobre o início do seminário online. 



Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 05/05/2023