Notícias

Diagnóstico funcional é tema abordado no curso “Atenção a pessoa com Lesão Medular” disponível na UNA-SUS/UFMA

A capacitação é gratuita e está com inscrições abertas até o final de outubro

A medula espinal é uma estrutura fundamental para o nosso sistema nervoso, responsável por transmitir informações sensoriais e motoras entre o cérebro e o resto do corpo. Quando ocorre uma lesão medular, seja por trauma ou por doença, a pessoa pode perder parte ou toda a sua capacidade de movimento e sensibilidade, o que pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida e autonomia.

Por essa razão, é crucial que os profissionais de saúde conheçam as melhores práticas para o diagnóstico, tratamento e reabilitação da lesão medular. A UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, traz em seu catálogo de cursos a distância e autoinstrucionais a oferta “Atenção à Saúde da Pessoa com Lesão Medular”. 

Com carga horária de 30 horas e sem a mediação de tutores, o curso sobre lesão medular visa capacitar os profissionais de saúde a lidar com essa complexa condição, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos para uma abordagem integrada e multidisciplinar. Entre os tópicos abordados pelo curso, destaca-se o diagnóstico funcional da lesão medular, realizado segundo a padronização internacional determinada pela American Spinal Injury Association – ASIA.

O exame neurológico deve ser realizado de acordo com o protocolo da ASIA, que avalia a força motora, a sensibilidade e os reflexos do paciente. Durante a fase de choque medular, que pode ocorrer em casos traumáticos, pode haver ausência de reflexos, sendo impossível durante este período predizer se a lesão é completa ou incompleta. A volta dos reflexos marca o fim do choque medular, momento em que o exame neurológico deve ser repetido para determinar o grau (completo ou incompleto) e nível (sensitivo e motor) da lesão medular.

Além do diagnóstico, o curso também aborda os tratamentos de urgências e cirúrgicos, as consequências da lesão medular e a importância do acompanhamento psicológico para o paciente e sua família. A reabilitação é outro ponto crucial na assistência à pessoa com lesão medular, visando maximizar a sua funcionalidade e independência. A classificação funcional (ASIA) é uma ferramenta importante para avaliar o nível de lesão medular e orientar o planejamento da reabilitação.

Dessa maneira, a capacitação busca apresentar aos profissionais de saúde os conceitos, as causas, os tratamentos e a assistência à saúde da pessoa com lesão medular, bem como as principais orientações para o cuidado e reabilitação no contexto da Atenção Primária e Especializada à Saúde (Urgência e Emergência). É uma oportunidade para atualizar conhecimentos e aprimorar as habilidades na abordagem da lesão, visando oferecer uma assistência de qualidade e um cuidado humanizado para as pessoas com essa condição.

O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

As inscrições poderão ser feitas através do site unasus.ufma.br de forma gratuita. O curso tem início imediato.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 11/05/2023