Notícias

Catálogo de Webinários da UNA-SUS/UFMA conta com cinco palestras em diversas áreas da saúde; próximo webinário ocorrerá em junho

Webinário sobre estomia: previsto para ocorrer no dia 5 de junho

No cenário da saúde, a informação é uma poderosa aliada para a conscientização e a promoção de uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido, os webinários promovidos pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio do programa UNA-SUS/UFMA, têm se mostrado uma importante estratégia para disseminar conhecimento. As discussões abordam temáticas relevantes no campo da saúde, são abertos ao público e transmitidos ao vivo pelo canal “EAD Para Você”, no YouTube.

“Por meio dos webinários, buscamos oportunizar aos participantes a troca de conhecimento com palestrantes experientes e especialistas no assunto, a fim de debater ideias e avanços sobre o saber científico dos temas abordados, contribuindo para o aprimoramento das habilidades dos profissionais, bem como seu rendimento e atuação no mercado de trabalho”, ressalta a diretora da DTED/UFMA e coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Relembre e assista – Temas como traumatismo cranioencefálico (TCE), autismo, síndrome de Down, pessoa amputada e paralisia cerebral têm sido abordados nesses eventos que buscam educar, construir conexões e sensibilizar o público sobre essas realidades.

O traumatismo cranioencefálico é uma lesão que afeta o cérebro e o crânio, resultante de um impacto ou força externa. O webinário “Traumatismo Cranioencefálico: Saúde, Funcionalidade e Qualidade de Vida”, ministrado pela fisioterapeuta Christina Faria (UFMG), abordou temas como: O que é um TCE?; Orientações aos familiares em casos de TCE; Importância da equipe multidisciplinar no diagnóstico do TCE; Principais elementos no comportamento e interação social da pessoa com TCE; e Reabilitação e qualidade de vida pós TCE.

Outro tema de extrema relevância é o autismo, uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. Ao conhecer melhor as características do autismo, a população pode adotar atitudes mais compreensivas e auxiliar na construção de um ambiente mais acolhedor para esses indivíduos. Nesse contexto, o webinário “Transtornos do Espectro do Autismo: entenda os sinais” teve como objetivo desmistificar o universo dos indivíduos que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), abordando três temas centrais: definição, diagnóstico e a importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde.

A síndrome de Down, uma alteração genética que ocorre na formação do bebê, é outro tema que ganha destaque nas palestras de saúde. Ao abordar a síndrome de Down, a UNA-SUS/UFMA contribuiu para o fortalecimento da inclusão social e a garantia de direitos igualitários a todos. Assista na íntegra o webinário “Síndrome de Down: O que sabemos e para onde caminhamos?”.

Já o webinário sobre Pessoa Amputada abordou as temáticas que contemplem as necessidades e particularidades desse público, as orientações aos familiares, a importância do acompanhamento da equipe multidisciplinar e os principais elementos no comportamento e interação social da pessoa amputada.

Com transmissão direto da Espanha, a fisioterapeuta Renata Kelly da Palma discursou no webinário Paralisia Cerebral: um olhar da fisioterapia sobre os principais cuidados para esse público, destacando por faixa etária, e a importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento desse paciente. 

Próximo webinário – Previsto para ocorrer no dia 5 de junho, o webinário Pessoa com Estomia, que será ministrado pelo professor Juliano Moraes, abordará conteúdos como: aspectos psicológicos das pessoas com estomia, atividades sociais e lazer desse público e cuidados em domicílio à pessoa com estomia. Fique atento aos canais oficiais da UNA-SUS/UFMA (@unasusufma) para não perder as novidades sobre o evento.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 15/05/2023