Notícias

Dia do Médico Geriatra: UNA-SUS/UFMA celebra data e destaca curso de qualificação que aborda a saúde da pessoa idosa

O curso é gratuito, autoinstrucional e com certificação pela UFMA

Hoje é celebrado o Dia do Médico Geriatra, profissional responsável por utilizar uma ampla abordagem para a avaliação clínica de diversas doenças, incluindo aquelas relacionadas ao envelhecimento. No Brasil, onde existem cerca de 30 milhões de idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os especialistas em envelhecimento são cada vez mais importantes no atendimento à população. 

Destacando a importância da educação continuada dos profissionais de saúde no cuidado à pessoa idosa, a UNA-SUS/UFMA segue com matrículas abertas no curso "Atenção à saúde da pessoa idosa com deficiência". Essa capacitação é fundamental para os geriatras e outros profissionais de saúde que lidam com o cuidado da pessoa idosa, especialmente, com algum tipo de deficiência, pois, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), cerca de 8,5 milhões de idosos possuem algum tipo de deficiência.

O curso oportuniza estudantes a atenderem a população acima dos 60 anos de forma especializada, considerando as necessidades dos usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes inseridos nesse contexto. 

Entre os assuntos abordados na capacitação, destaca-se a avaliação multidimensional da pessoa idosa em seus aspectos clínicos, psicossociais e funcionais; o projeto terapêutico singular e o plano de cuidados na reabilitação da pessoa idosa com deficiência; as síndromes geriátricas e a reabilitação da pessoa idosa com comprometimento funcional; as tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa idosa com deficiência; e a reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

Com uma carga horária de 60 horas, o curso é gratuito e autoinstrucional. O público-alvo são os profissionais que atuam no SUS e estão envolvidos na reabilitação de pessoas com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Dia do Geriatra - é essencial destacar a importância desses profissionais no cuidado da população idosa, bem como promover a capacitação e o aprimoramento contínuo dos serviços de saúde voltados para esse grupo. A atenção à saúde da pessoa idosa é uma necessidade crescente em nossa sociedade, e o fortalecimento da Geriatria e da Gerontologia é fundamental para garantir um envelhecimento saudável e de qualidade para todos os brasileiros.

A Geriatria é uma especialidade médica que se integra à área da Gerontologia, utilizando um instrumental específico para atingir os objetivos da promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, adquirindo sua especialização por meio de residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ao ser aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.

Atualmente, 75% dos idosos no Brasil dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, primeira pesquisa a traçar um perfil das pessoas com 65 anos ou mais e seu acesso à rede de saúde no país. Essa demanda destaca a importância de pensar nos desafios e aprimorar as políticas direcionadas a essa população. 

O geriatra utiliza uma abordagem ampla na avaliação clínica, considerando aspectos psicossociais, escalas e testes. Por esse motivo, a consulta geriátrica, em geral, demanda mais tempo. Apesar disso, a Geriatria ocupa apenas o 43º lugar entre as especialidades médicas, representando apenas 0,4% do total de médicos especialistas.

No Brasil, existem atualmente 1.405 geriatras em atividade. A média de idade dos médicos geriatras é de 45,2 anos, com um tempo médio de formação de 21,2 anos, sendo 47,8% homens e 52,2% mulheres, de acordo com dados do editorial publicado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto. 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 16/05/2023