Profissionais da saúde unidos contra a hipertensão: UNA-SUS/UFMA destaca capacitação profissional e os cuidados na saúde cardiovascular

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde precisam estar atualizados sobre as diretrizes mais recentes no diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença.

No dia 17 de maio comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e as medidas preventivas relacionadas a essa doença silenciosa, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste ano, a UNA-SUS/UFMA ressalta os cuidados fundamentais para o diagnóstico e o tratamento adequado dos pacientes hipertensos, além da capacitação Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), cujo material foi atualizado e volta à plataforma de cursos gratuitos sobre saúde - o saiteava.org.

A hipertensão arterial é uma condição crônica caracterizada pela elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Se não for controlada adequadamente, pode levar a complicações graves, como doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal. De acordo com o documento do Ministério da Saúde “Situação de hipertensão e diabetes no Brasil”, publicado em 2020, estima-se que 34 milhões de pessoas têm hipertensão arterial no país e o percentual de pessoas com hipertensão na Atenção Primária à Saúde, ou seja, o número de pessoas que, entre as cadastradas, apresentam a condição hipertensão, foi de 20,0% no segundo quadrimestre de 2021.

No entanto, a hipertensão arterial pode ser controlada por meio de mudanças no estilo de vida, como uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, a redução do consumo de sal e álcool, e a cessação do tabagismo. Além disso, o uso de medicamentos anti-hipertensivos é muitas vezes necessário para manter a pressão arterial sob controle.

“Dessa maneira, a capacitação dos profissionais de saúde desempenha um papel fundamental no combate à hipertensão arterial. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde precisam estar atualizados sobre as diretrizes mais recentes no diagnóstico, tratamento e monitoramento da doença, a fim de proporcionar uma assistência qualificada aos pacientes”, ressalta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A educação continuada da UNA-SUS/UFMA é essencial para aprimorar o conhecimento e as habilidades desses profissionais, além de oportunizar o conhecimento acessível a toda a sociedade por meio do curso gratuito e on-line.

Além disso, é importante promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento médico regular e do engajamento ativo no próprio cuidado. A hipertensão arterial muitas vezes é assintomática, o que reforça a necessidade de exames de rotina para aferir a pressão arterial e identificar possíveis alterações.

Prevenção e controle

– Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;

– Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;

– Praticar atividade física regular;

– Aproveitar momentos de lazer;

– Abandonar o fumo;

– Moderar o consumo de álcool;

– Evitar alimentos gordurosos;

– Controlar o diabetes.

Capacitação profissional - Com o objetivo de contribuir na qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho das equipes de saúde, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

O público-alvo da capacitação são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site unasus.ufma.br.

Com carga horária de 30 horas e ofertado na modalidade a distância e sem a mediação de tutores, o curso aborda temas como avaliação de riscos e vulnerabilidades e o cuidado em saúde direcionado às complicações agudas do Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Data de Publicação: 17/05/2023