UNA-SUS/UFMA recebe visita da Coordenadora de Pesquisas da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Kellen Gasque

O encontro promoveu trocas de experiências entre as equipes e perspectivas de novas colaborações técnico-científicas.

Com o objetivo de compartilhar experiências e valorização da educação continuada em saúde, a UNA-SUS/UFMA recebeu, na segunda-feira, 15, a coordenadora de Pesquisas da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Kellen Gasque, para dialogar sobre as ações e parcerias entre as instituições.

Na ocasião, coordenadores e supervisores da UNA-SUS/UFMA apresentaram projetos, metodologias para potencializar o ensino-aprendizagem nos cursos autoinstrucionais; as práticas administrativas com apoio de tecnologias inovadoras, como a inserção do serviço de análise de dados Power BI; os processos pedagógicos; e as estratégias de comunicação; todos aplicados nas atividades de maneira integrada.

“O encontro foi uma excelente oportunidade para promover trocas de experiências entre a equipe da Secretaria Executiva e a equipe da UNA-SUS/UFMA sobre processos de trabalho e, principalmente, sobre as perspectivas para expandi-lo internacionalmente, tanto em termos de pesquisas quanto em relação às ofertas educacionais. O diálogo permitiu identificar os potenciais e os desafios dentro da Rede relacionados a esse objetivo”, relatou a Designer Instrucional na UNA-SUS/UFMA, Mizraim Mesquita.

Para a pesquisadora Kellen Gasque, a interação entre as equipes é importante para manter a conexão e alinhamento das atividades relacionadas à educação em saúde, além de fortalecer laços para parcerias em projetos.

“Para mim, foi um momento incrível conhecer uma equipe tão produtiva e inovadora em ações educativas em EAD. Coordenando as pesquisas da Secretaria Executiva, eu sabia que a UNA-SUS UFMA produzia pesquisas muito relevantes relacionadas às suas metodologias, e foi ainda mais enriquecedor conhecer as pessoas responsáveis por elas. Além disso, a coordenadora Ana Emília é bastante acolhedora e aberta para parcerias e colaborações. Saí da UNA-SUS/UFMA certa que faremos muitos projetos juntos, sobretudo na área de saúde bucal”, declarou Gasque.

A coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, destacou que a oficina promoveu uma maior interação entre os membros do projeto coordenado pelo Ministério da Saúde, assim como, oportunizou um processo integrado e participativo para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde.

“Estamos em defesa da educação permanente em saúde e destacamos a força do SUS na parceria entre as instituições. A expansão da educação a distância é um desafio e reiteramos a importância da qualidade dos processos formativos e nas parcerias profícuas para promover as ações e ofertas educacionais, agregando pesquisa, ensino e comunidade em nossas ações”, pontuou.

Estiveram presentes ainda no encontro, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Humberto Oliveira Serra; o analista de TI, Davi Viana; o professor da Universidad de Antioquia (Colombia), Nelson Armando Vanegas; o supervisor de Monitoramento e Avaliação, Juan Paiva; a coordenadora de Projetos, Deysiane Chagas; a supervisora de Produção TI, Rayanne Silveira; a coordenadora de Ofertas, Elza Bernardes Monier; a coordenadora de Pesquisa, Cadidja Dayane Sousa do Carmo; e o coordenador de Comunicação e Design, Bruno Serviliano.

TEXTO: Maiara Pacheco/Núcleo de Comunicação e Design UNA-SUS/UFMA

Data de Publicação: 18/05/2023