Oportunidade: Inscrições abertas para o Programa de Formação em Gestão em Saúde

Estão abertas as inscrições para os cursos que integram o programa de formação “Gestão em Saúde”. A oferta conta com 3 módulos já disponíveis. Nessa modalidade o aluno poderá realizar todos os cursos individualmente e obter o certificado com carga horária total de 135 horas. Todas as ofertas são ofertadas na modalidade a distância, autoinstrucional e possuem início imediato.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Confira os cursos que fazem parte do programa:

Organização do SUS (45h)

Organização da Atenção à Saúde no SUS (45)

Mudanças no Financiamento do SUS (45h)

SOBRE O PROGRAMA:

A oferta reúne os seguintes temas relacionados à lógica organizacional do SUS e tomadas de decisão em saúde: Estruturação e Configuração do SUS; Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento. Atenção Primária à Saúde: construção e organização; Rede de Atenção à Saúde: trajetória histórica, conceitos e elementos de constituição da rede; Aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde; Instrumentos do planejamento orçamentário do governo; transferência e gestão de recursos federais; Atenção Primária à Saúde; financiamento da APS; previne Brasil.

Público-alvo: secretários (as) municipais e estaduais de saúde, coordenadores (as) de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em saúde.

Data de Publicação: 06/08/2021