Notícias

Serious Games: Uma poderosa ferramenta para construção do conhecimento na área da educação continuada

Esse formato permite que o usuário seja colocado em situações específicas para que ele tome decisões e encare desafios.

O processo de ensino-aprendizagem é um sistema complexo constituído por diversos elementos, etapas e interações. Atualmente, no contexto da evolução tecnológica, são desenvolvidas diversas alternativas para dinamizar tal processo, entre elas os Serious Games, que surgem como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais.

Os jogos sérios são aqueles que têm como propósito utilizar o entretenimento para a formação do conhecimento, ou seja, são jogos com fins educacionais, baseados em princípios pedagógicos, que exercitam os principais pilares relacionados ao desenvolvimento de um bom processo de ensino-aprendizagem.

Apesar de não existir uma definição precisa, essa nova categoria de jogos visa desafiar o jogador a utilizar seus conhecimentos para resolução de problemas por meio da simulação de situações do cotidiano, a fim de proporcionar o treinamento de profissionais, a tomada de decisão em situações adversas e a educação em temas específicos.

Desta forma, os Serious Games se enquadram como uma das várias formas de Gamificação no âmbito da educação. Além disso, podem ser apresentados e aplicados em mais de um formato, como: quizzes, jogos de tabuleiro, simulações, entre outros.

Agora que você já entendeu o que são os jogos sérios e em qual contexto se enquadram, que tal responder uma rápida pesquisa sobre o assunto?


CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 27/10/2021