Notícias

UNA-SUS/UFMA destaca 3 temáticas abordadas no curso Atenção à reabilitação da pessoa com síndrome pós-poliomielite e comorbidades

O curso é gratuito, autoinstrucional e segue com matrículas abertas até outubro

Com inscrições abertas até 31 de outubro, o curso "Atenção à reabilitação da pessoa com síndrome pós-poliomielite e comorbidades" aborda conceitos, diagnósticos, sintomas e pontos de reabilitação na rede de cuidados à pessoa com deficiência. Além de oferecer conhecimentos sobre práticas integrativas e complementares para prevenção, promoção e recuperação de distúrbios relacionados à saúde na Atenção Primária do SUS. Oportunidade perfeita para diversos profissionais da saúde ampliarem suas expertises na área do cuidado.

A capacitação traz diversos recursos educacionais, como infográficos interativos, materiais em PDF, apresentações interativas, games, quizzes e questionários. O público-alvo do curso são profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão envolvidos na reabilitação de pessoas com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação.

A estrutura do curso está dividida em 10 temáticas com recursos que auxiliam o cursista no bom entendimento e melhor absorção do assunto. Abaixo, listamos 3 delas e suas respectivas abordagens: 

Epidemiologia e fatores de risco para a Síndrome Pós-Poliomielite

Estimativas da Organização Mundial de Saúde indicam a existência de cerca de vinte milhões de pessoas em todo o mundo com algum grau de limitação física causada pela poliomielite. Estudos epidemiológicos demonstram que aproximadamente 60% dos indivíduos com sequelas de poliomielite paralítica e 40% dos casos não paralíticos desenvolvem a Síndrome Pós-Poliomielite. 

No Brasil, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, existem 13.265.606 brasileiros com comprometimento funcional devido à deficiência física, mas o número específico de pessoas com sequelas físicas da poliomielite ainda não é conhecido. No entanto, essa população necessita de acompanhamento adequado das equipes de saúde.

Diagnóstico funcional diferencial na Síndrome Pós-Poliomielite

O material didático aborda o diagnóstico diferencial da Síndrome Pós-Poliomielite e o quanto sua aplicação é crucial devido à presença de várias comorbidades que podem contribuir para os sintomas primários de fraqueza, fadiga e dor que as pessoas podem experimentar. 

Entre essas comorbidades estão a neuropatia, radiculopatias, mielopatia, atrofia muscular, fadiga, dor muscular e/ou articular e transtornos do sono, como apneia e movimentos periódicos dos membros. Identificar corretamente essas condições auxilia no desenvolvimento de um plano de tratamento adequado para os pacientes com a Síndrome.

Reabilitação

Considerando a Síndrome Pós-Poliomielite como uma enfermidade crônica, multicausal e multifatorial, associada a várias comorbidades, o tratamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional de forma interdisciplinar, construindo um projeto terapêutico singular. 

O tratamento inicia-se com o diagnóstico e, em seguida, são introduzidas medidas terapêuticas. As bases terapêuticas fundamentais envolvem a mudança e aquisição de novos hábitos, a realização de atividades físicas que poupem energia desnecessária, o tratamento preventivo do comprometimento das unidades motoras e a aplicação de tratamentos sintomáticos, tanto farmacológicos quanto não farmacológicos, incluindo práticas integrativas e complementares. O objetivo é melhorar diversas funções e aliviar sintomas limitantes.

O curso "Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e comorbidades" oferece uma abordagem abrangente para profissionais de saúde, visando melhorar o cuidado e o tratamento de indivíduos afetados pela Síndrome. Com recursos educacionais diversificados e uma gama de temáticas abordadas, espera-se promover um atendimento mais efetivo e personalizado a essa população, principalmente nos serviços do SUS 

Para aprender mais sobre essas e outras temáticas que o curso aborda, basta acessar o saiteava.org, matricular-se na capacitação e iniciar os estudos. 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 19/05/2023