Mais de 10 mil matrículas realizadas no curso sobre saúde bucal de pessoas vivendo com HIV ou outras doenças infecciosas; inscrições seguem abertas no AVA

As matrículas podem ser realizadas até 11 de agosto. O curso é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato.

As doenças infecciosas transmissíveis possuem uma alta prevalência nas unidades de atenção à saúde; por isso é essencial que o cirurgião-dentista saiba diagnosticar e tratar as manifestações bucais decorrentes desses agravos. Para auxiliar as equipes de saúde bucal quanto ao atendimento correto nesse tipo de situação, a UNA-SUS/UFMA segue com matrículas abertas para o curso Cuidado em Saúde Bucal da pessoa com doença infecciosa transmissível. As matrículas podem ser realizadas até dia 11 de agosto. O curso é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato.

A oferta tem despertado a atenção de diversos profissionais e estudantes da saúde, cujos números já ultrapassaram mais de 10 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem – o SAITEAVA. Com carga horária de 60 horas, o curso aborda a assistência odontológica voltada às pessoas com doenças infecciosas transmissíveis (endêmicas e epidêmicas) a partir do manejo correto de manifestações orofaciais relacionadas a essas condições clínicas.

“As manifestações bucais das doenças infectocontagiosas podem ser indicadores valiosos para o diagnóstico precoce da infecção e para o acompanhamento do paciente ao longo do tempo. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam preparados para identificar essas manifestações e oferecer o tratamento adequado", aponta a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Oliveira.

A capacitação abrange ainda as medidas para o controle de infecções cruzadas comuns a esse contexto. Dividida em duas unidades, a oferta aborda as seguintes temáticas: Produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde e Atenção à saúde bucal de pessoas com doenças infecciosas transmissíveis na Atenção Primária à Saúde.

Uma das vantagens do curso é a flexibilidade oferecida pelo ambiente virtual de aprendizagem, permitindo que os cursistas realizem os estudos no horário mais conveniente para eles, conciliando com suas atividades acadêmicas e profissionais. Além de desenvolvida em um ambiente virtual inovador, disponível em versão para dispositivos móveis, a jornada de aprendizagem conta com diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, como: e-books, material em PDF, infográfico interativo, material multimídia, vídeos, questionários, entre outros.

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - e Ministério da Saúde com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Data de Publicação: 24/05/2023