No dia nacional de combate ao Glaucoma, UNA-SUS UFMA destaca curso de capacitação que aborda o diagnóstico e a reabilitação de pessoas com deficiência visual

O curso “Atenção à saúde na reabilitação visual” está com inscrições abertas até outubro, gratuito e autoinstrucional

Apontado como principal causador de cegueira irreversível, o glaucoma é um mal silencioso com possibilidade de afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Prestar um atendimento adequado desde o diagnóstico, tratamento e a reabilitação a pessoas com alguma deficiência visual são indispensáveis dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o curso da UNA-SUS/UFMA “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” entra como um aliado na formação continuada de profissionais visando promover atendimento qualificado a esse público.

O glaucoma é caracterizado por uma elevação da pressão intraocular que danifica o nervo óptico. O oftalmologista Roberto Galvão Filho, presidente da SBG, em entrevista cedida ao Ministério da Saúde, ressalta que pelo menos 70% das pessoas afetadas pelo glaucoma não sabem que sofrem da condição. Esse fato reforça a necessidade de campanhas de conscientização e de diagnóstico precoce, que podem evitar a progressão da doença e a perda da visão.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do atendimento de pessoas com deficiência visual no âmbito do SUS, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oferece o curso "Atenção à Saúde na Reabilitação Visual". Disponível gratuitamente no ambiente virtual saiteava.org, a capacitação visa aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde que lidam com a atenção, diagnóstico e reabilitação de pessoas com deficiência visual.

Com carga horária de 30 horas, o curso aborda uma ampla gama de tópicos relacionados à deficiência visual. Entre as temáticas abordadas estão o contexto da deficiência visual, suas repercussões e o manejo quanto ao diagnóstico e à habilitação/reabilitação, além do processo de habilitação e reabilitação visual em crianças em diferentes faixas etárias.

O programa também explora os fatores de risco e as doenças que causam a deficiência visual, bem como estratégias interdisciplinares e tecnologias assistivas para auxiliar pessoas com deficiência visual em suas atividades diárias.

O curso é destinado a profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas. Além disso, também é aberto aos profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados no tema.

A capacitação é gratuita e oferecida na modalidade a distância, possibilitando que os participantes estudem de acordo com sua disponibilidade. Ao finalizar o curso, o estudante receberá um certificado gratuito e validado pela UFMA.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site unasus.ufma.br até outubro de 2023. Esta é a oportunidade de se aperfeiçoar e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, promovendo um atendimento mais eficaz e inclusivo no âmbito do SUS.

Data de Publicação: 26/05/2023