Notícias

Padronização da linguagem na avaliação e cuidado nos serviços de saúde da pessoa com deficiência: conheça curso da UNA-SUS/UFMA que discute a temática

O curso “Incorporação da funcionalidade no processo de avaliação em saúde da pessoa com deficiência” está com inscrições abertas até outubro.

A prestação do cuidado em saúde deve oferecer assistência adequada aos usuários, levando em consideração sua condição biopsicossocial. Para garantir a efetividade desse cuidado, é essencial que o sistema de saúde seja funcional e reconheça a realidade de cada indivíduo. Nesse sentido, a UNA-SUS/UFMA disponibiliza o curso voltado para a padronização na comunicação dentro dos serviços de reabilitação de pessoas com deficiência, com o intuito de promover um melhor diagnóstico e tratamento.

O curso que tem como título "Incorporação da Funcionalidade no processo de avaliação em saúde da pessoa com deficiência" é uma ferramenta valiosa para os profissionais da área da saúde que desejam aprimorar o desempenho dos serviços de saúde, oferecendo capacitação contínua. O curso é gratuito, autoinstrucional e conta com certificação validada pela UFMA. Todo o conteúdo do curso foi desenvolvido por especialistas, garantindo a qualidade e relevância das informações.

A deficiência é um tema abrangente, que engloba diversos tipos (física, mental, visual, auditiva, múltiplas, entre outras), apresentando diferentes níveis de comprometimento e inúmeras necessidades a serem reconhecidas e atendidas. Essas demandas vão além do campo da saúde, envolvendo também o Estado e a sociedade.

Para auxiliar na compreensão e padronização da comunicação nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Essa classificação, criada em 2001 e traduzida para o português em 2003, tem o objetivo de estabelecer uma linguagem universal sobre deficiências e incapacidades. A aplicação da CIF pode ser útil em diversas áreas, como estatística, pesquisa, prática clínica, política social e educação.

Na construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), a utilização da CIF é fundamental para identificar as necessidades individuais de cada paciente, levando em consideração não apenas sua condição clínica, mas também os aspectos sociais, emocionais e culturais. Através da avaliação com base na CIF, é possível identificar quais atividades o paciente apresenta dificuldade ou impossibilidade de realizar, permitindo a elaboração de um plano de tratamento individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa.

Além disso, a CIF é uma ferramenta que facilita a comunicação e a troca de informações entre os diversos profissionais de saúde, possibilitando uma abordagem mais integrada e eficaz no cuidado das pessoas com deficiência.

O curso oferecido pela UNA-SUS/UFMA aborda diversas temáticas relacionadas à funcionalidade e sua aplicação na avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular. Entre outros tópicos abordados estão: Modelos de compreensão da funcionalidade e conceitos envolvidos; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF: histórico, conceitos, aplicações e potencialidades; Classificação e aferição da funcionalidade; Instrumentos derivados e associados à CIF; A funcionalidade como estratégia de cuidado em saúde equitativo; Aplicação do modelo da CIF no processo de avaliação e construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS); Funcionalidade para a qualificação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD).

A capacitação é destinada aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente aqueles envolvidos na reabilitação de pessoas com deficiência. Entre os profissionais que podem se capacitar estão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação. Além disso, profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas também podem se inscrever.

Com a oferta desse curso, a UNA-SUS/UFMA busca capacitar os profissionais da área de saúde, fortalecendo a abordagem multidisciplinar e a padronização na comunicação dentro dos serviços de reabilitação, promovendo a equidade e a individualização do tratamento.

A capacitação é uma oportunidade valiosa para os profissionais atualizarem seus conhecimentos e aprimorarem suas práticas, contribuindo para uma assistência mais efetiva e humanizada às pessoas com deficiência. Para obter mais informações e realizar a inscrição no curso, os interessados podem acessar o saiteava.org ou unasus.ufma.br

Matrículas disponíveis até outubro de 2023. O curso tem início imediato!


Texto: Rodrigo Nabatte

Edição: Maiara Pacheco



Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 30/05/2023