Ensino que inspira cuidado: promovendo saúde e conhecimento no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Conheça o curso “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, gratuito e disponível na UNA-SUS/UFMA

Hoje, dia 6 de junho, é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, uma data que visa conscientizar a população sobre as medidas preventivas necessárias para reduzir a incidência de acidentes envolvendo queimaduras. Na interseção entre ensino, saúde e conscientização, a UNA-SUS/UFMA destaca o curso “Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras”, que tem como objetivo contribuir com a qualidade da assistência e aprimorar o atendimento a pessoas que sofrem a lesão. As matrículas seguem abertas até 11 de agosto no site unasus.ufma.br

As queimaduras são lesões causadas principalmente por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, podendo resultar em destruição parcial ou total da pele e de tecidos mais profundos. Dependendo da profundidade e do tamanho da lesão, as queimaduras são classificadas em 1º, 2º ou 3º grau.

Gravidade das queimaduras no país – Infelizmente, os acidentes envolvendo queimaduras são altos no país, o que torna uma realidade preocupante. De acordo com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), no período de março de 2021 a março de 2022, foram registradas cerca de 2.300 internações hospitalares em crianças de 0 a 14 anos, decorrentes de contato com água ou outros líquidos ferventes. O grupo mais vulnerável é o de crianças entre 1 e 4 anos de idade.

A gravidade das queimaduras também pode ser observada em estatísticas nacionais e globais. Anualmente, ocorrem cerca de 1 milhão de casos de queimaduras em todo o mundo, sendo aproximadamente 150 mil internações por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Surpreendentemente, as crianças representam 30% desse número.

Entre os anos de 2015 e 2020, o Brasil registrou 19.772 óbitos por queimaduras, sendo que a eletricidade foi responsável por 46,1% dessas mortes, totalizando 9.117 óbitos. Além disso, a queimadura elétrica possui potencial para causar óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% dos óbitos relacionados a queimaduras. Esse tipo de lesão também pode levar a sequelas importantes, incluindo grandes amputações.

Atendimento especializado – Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para lidar com os desafios decorrentes do manejo de pacientes vítimas de queimaduras, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Grupo SAITE (CNPq/UFMA) desenvolveu o curso "Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras".

Com uma carga horária de 30 horas, o curso é oferecido na modalidade de ensino a distância, sem a mediação de tutores. Entre os temas abordados estão: a epidemiologia das queimaduras, a caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, a avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção dos pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos relacionados.

A qualificação proporcionada pelo curso engloba os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos e os processos de reabilitação dos pacientes que sofreram queimaduras. Além disso, busca auxiliar as equipes de saúde na orientação à população sobre os aspectos relacionados à prevenção desse tipo de lesão.

“Diante da importância do conhecimento que a capacitação traz aos profissionais de saúde, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, a iniciativa visa melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e contribuir para a redução dos acidentes”, aponta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A qualificação é fundamental para prevenir novos casos de queimaduras e garantir uma assistência profissional adequada e eficaz a todos que necessitem de cuidados especializados nessa área.

Data de Publicação: 06/06/2023