Notícias

UNA-SUS/UFMA oferta capacitação essencial para o cuidado em reações anafiláticas e curso ultrapassa 16 mil matrículas no AVA

Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância e possui início imediato.

Reações anafiláticas são uma emergência médica que pode ocorrer como resposta a alergias graves, colocando a vida dos pacientes em risco. Diante dessa situação, é fundamental que os profissionais de saúde estejam devidamente capacitados para fornecer um cuidado rápido e adequado. Para auxiliar nesse processo de capacitação, a UNA-SUS UFMA disponibiliza o curso Cuidado em reações anafiláticas, direcionado a médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Alcançando mais de 16 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem – o SAITEAVA – e com conteúdo atualizado e baseado em diretrizes e evidências científicas, a formação aborda os aspectos fundamentais do cuidado durante essas situações críticas. Sendo uma das demandas mais comuns na Atenção Primária à Saúde (APS), as reações anafiláticas são queixas que precisam ser reconhecidas e tratadas em tempo hábil, caso contrário podem evoluir negativamente de forma rápida.

Por meio de uma abordagem teórico-prática, o curso apresenta os seguintes conteúdos: Classificação geral dos casos de demanda espontânea na APS; Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea; Conceitos de anafilaxias, diagnóstico e tratamento da reação anafilática; Situações especiais; Prevenção e acompanhamento das reações anafiláticas; Fluxo de atendimento com classificação de risco e vulnerabilidade nos casos de reação anafilática.

Certificação gratuita - Com carga horária de 30 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância e autoinstrucional. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

A plataforma de ensino da UNA-SUS/UFMA oferece uma experiência interativa e flexível, permitindo que os profissionais de saúde acessem o conteúdo do curso de acordo com sua disponibilidade de tempo. A metodologia inclui diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: recurso multimídia, e-books, infográficos e apresentação interativa, Game Quiz, material em PDF e questionário.

Diante da importância de um cuidado adequado em reações anafiláticas, a oportunidade de se capacitar por meio do curso disponibilizado pela UNA-SUS/UFMA é valiosa para os profissionais de saúde. Aprender a identificar, tratar e prevenir essas reações pode salvar vidas e garantir uma assistência de qualidade aos pacientes alérgicos.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 07/06/2023