Queixas Comuns: UNA-SUS/UFMA oferta Programa de Formação completo sobre o tema

São seis cursos disponíveis, com carga horária total de 180h. Matricule-se.

A Atenção Primária à Saúde é um dos pilares do sistema de saúde brasileiro e tem como objetivo oferecer cuidados integrais e resolutivos à população. No entanto, muitas vezes, a demanda espontânea de pacientes com queixas comuns pode sobrecarregar o sistema e dificultar o acesso a um atendimento de qualidade.

Para lidar com essa situação, é fundamental que os profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária estejam qualificados e capacitados para oferecer um atendimento adequado e eficiente aos pacientes. E é nesse contexto que a UNA-SUS/UFMA oferta o Programa de Formação Cuidado nas queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde, um programa completo com carga horária total de 180h e mais de 94 recursos educacionais interativos e inovadores.

O Programa conta com seis módulos disponíveis, gratuitos, modalidade on-line e autoinstrucional. Conheça as capacitações que fazem parte dessa formação:

Cuidado em reações anafiláticas

Cuidado em situações frequentes de dor

Cuidado em crises epilépticas e epilepsia

Cuidado à pacientes vítimas de queimadura

Descompensação do Diabetes Mellitus e Alterações Agudas da HAS

Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação aguda por plantas tóxicas e medicamentos

Os cursos abordam desde a anamnese até o diagnóstico e o tratamento dessas queixas comuns, passando pela orientação aos pacientes e pelo manejo das principais intercorrências. Além disso, oferecem conteúdos atualizados e embasados em evidências científicas, o que contribui para a qualificação dos profissionais e para a melhoria da qualidade do atendimento oferecido.

As capacitações possuem carga horária de 30h e estão com inscrições abertas até 11 de agosto. Para obter o certificado total de 180h é necessário que o cursista matricule-se no Programa, disponível no ambiente virtual de aprendizagem (saiteava.org), e inscreva-se nos cursos que compõem essa modalidade de formação.

A oportunidade é voltada aos profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso, que buscam qualificação no atendimento às pessoas que apresentam esses tipos de queixas, entendendo a fisiologia e o manejo, além de utilizar tecnologias que possam auxiliar e otimizar a abordagem clínica para esses agravos.

“É fundamental que os gestores e os profissionais de saúde sejam sensibilizados para a importância da qualificação contínua e da valorização da educação permanente em saúde. Somente assim será possível oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população, garantindo a resolutividade e a efetividade da Atenção Primária à Saúde”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O Programa de Formação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA)

Data de Publicação: 09/06/2023