Capacitação profissional aborda a saúde bucal de pessoas com Síndrome de Down; curso segue com inscrições abertas

A oferta é online, gratuita e possui início imediato.

Oferecer um cuidado odontológico adequado para pessoas com Síndrome de Down na Atenção Primária à Saúde (APS) requer uma abordagem clínica especializada e a criação de vínculos através de técnicas de condicionamento comportamental. Essa abordagem é essencial para garantir a adesão e o sucesso do tratamento, considerando as particularidades sistêmicas e bucais de cada indivíduo com SD. Com esse objetivo, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso "Cuidado em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência na Atenção Primária à Saúde".

O curso, que está com matrículas abertas até o dia 11 de agosto, possui uma carga horária de 45 horas e é dividido em dois módulos. Na primeira unidade, os cursistas terão a oportunidade de compreender a produção do cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde. Já na segunda unidade, serão abordadas a assistência odontológica qualificada, especializada e humanizada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral e Síndrome de Down.

Desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade e, também, com versão para dispositivos móveis, a oferta educacional disponibiliza diversos recursos educacionais, tais como: materiais em PDF, infográficos, e-books, folders, game e questionário.

Saúde bucal especializada – Para conduzir o tratamento odontológico de pessoas com Síndrome de Down, é necessário levar em conta alguns cuidados específicos. A realização de uma anamnese completa e bem elaborada, incluindo o levantamento de possíveis alterações sistêmicas e tratamentos médicos concomitantes, é fundamental. Além disso, é importante minimizar o tempo na cadeira odontológica e ter cuidado com o posicionamento adequado do paciente, estabilizando sua cabeça e tronco para evitar movimentos bruscos.

Para realizar o tratamento ambulatorial, algumas técnicas de condicionamento comportamental podem ser utilizadas, como: a distração com o uso de objetos ou brinquedos; a antecipação por imagem, que utiliza recursos gráficos para mostrar as etapas do tratamento odontológico ou o ambiente; o reforço positivo, uma ferramenta importante que utiliza gratificações mediante comportamentos desejados, como elogios ou presentes; entre outros procedimentos descritos nos materiais educacionais do curso.

“Ao compreender os pontos abordados nesse recurso educacional, os profissionais da saúde poderão aplicar esses conhecimentos em sua prática de trabalho, considerando todas as nuances e cuidados necessários para fornecer uma assistência adequada às pessoas com Síndrome de Down na área da odontologia. A capacitação profissional nessa temática é crucial para garantir um tratamento de qualidade, promovendo a saúde bucal e o bem-estar desses indivíduos”, relata a professora-autora do curso, Sofia Takeda Uemura.

Capacitação profissional – Uma das vantagens desse curso é a sua modalidade a distância, o que permite que os interessados possam estudar de forma flexível, conforme sua disponibilidade. A metodologia utilizada é autoinstrucional, ou seja, os alunos podem progredir no conteúdo de acordo com o seu próprio ritmo. Além disso, o curso é completamente gratuito, o que torna ainda mais acessível a participação de estudantes de graduação, cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde e outros profissionais interessados na temática.

“A importância desse curso se deve à necessidade de qualificar os profissionais da saúde para atenderem adequadamente a população com deficiência. Sabemos que essas pessoas enfrentam desafios específicos quando se trata de cuidados com a saúde bucal, e é fundamental que os profissionais estejam preparados para oferecer um tratamento de qualidade, levando em consideração as suas particularidades”, ressalta a coordenadora-geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) - por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) - e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Data de Publicação: 13/06/2023