Avanços da ciência e promoção de saúde para pacientes com câncer: conheça curso disponível que aborda o cuidado odontológico de pacientes com a doença

O curso “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Pacientes com Câncer” está com inscrições abertas até agosto

São esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil a cada ano do triênio 2023-2025, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). As regiões Sul e Sudeste concentram cerca de 70% desses casos, conforme apontado pela última estimativa de Incidência de Câncer no Brasil, publicada no site. Esses números reforçam a importância de avanços científicos na área da saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e tratamento da patologia no país.

A ciência tem desempenhado um papel fundamental na luta contra essa doença devastadora. Descobertas científicas recentes, tecnologias inovadoras e abordagens terapêuticas promissoras estão impactando positivamente a prevenção e tratamento do câncer. Desde a implementação de sistemas mais interativos no atendimento ao paciente até a produção de aparelhos que auxiliam no diagnóstico rápido e preciso, os avanços tecnológicos e científicos têm revolucionado a medicina.

No Brasil, estima-se que existam mais de 500 mil tecnologias médicas em utilização, de acordo com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). Essas tecnologias abrangem desde exames laboratoriais de rotina até tratamentos para doenças de alta complexidade, como o câncer. Esses avanços têm proporcionado uma melhoria significativa na detecção precoce, tratamento e qualidade de vida dos pacientes.

Saúde bucal aos pacientes com câncer - Nesse contexto de grandes números e casos espalhados pelo país e avanços nos tratamentos, a UNA-SUS/UFMA está oferecendo o curso de extensãoAssistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Pacientes com Câncer”. O curso tem como objetivo capacitar profissionais, estudantes e interessados no tema, como cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária em Saúde, a compreender os diferentes fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, com foco no paciente com câncer.

O curso também aborda como o tratamento oncológico impacta a saúde bucal dos usuários da Atenção Primária em Saúde. A qualificação visa atender à crescente demanda por especialização dos profissionais que lidam com o manejo odontológico de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.

O curso é desenvolvido em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras, além de estar disponível em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, os participantes terão acesso a diversos materiais educacionais como e-books, material em PDF, infográficos interativos, material multimídia e vídeos.

Com carga horária de 45 horas, o curso aborda temáticas como a rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, a assistência odontológica para pacientes com câncer na Atenção Primária, cuidados ao paciente durante e após o tratamento oncológico, além de pacientes em cuidados paliativos.

As inscrições estão abertas até 11 de agosto de 2023. Para mais informações e matrículas, os interessados podem acessar o site www.unasus.ufma.br. A qualificação é uma oportunidade para profissionais da área de saúde se manterem atualizados e contribuírem de forma efetiva no cuidado e assistência aos pacientes com câncer, integrando avanços científicos e tecnológicos à prática odontológica.

TEXTO: Rodrigo Nabatte.

EDIÇÃO: Maiara Pacheco.