Dia Nacional de Controle da Asma: capacitação profissional da UNA-SUS/UFMA aprimora assistência odontológica para pacientes com Doenças Respiratórias Crônicas

Com uma carga horária de 60 horas e formato a distância, o curso segue com inscrições abertas até 11 de agosto.

No Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado no dia 21 de junho, destaca-se a importância do cuidado integral e especializado para os pacientes que convivem com essa condição respiratória crônica. Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA oferece um curso de capacitação profissional intitulado "Assistência odontológica para pacientes com DCNT: Doenças Respiratórias Crônicas", com o objetivo de aprimorar a assistência prestada por profissionais e equipes de saúde bucal a essa população. As inscrições seguem abertas até 11 de agosto no site unasus.ufma.br.

O curso, dividido em dois módulos, aborda temas fundamentais para o manejo correto de pacientes com doenças respiratórias crônicas na Atenção Primária à Saúde. Na Unidade 01, é apresentada a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, enquanto a Unidade 02 foca na assistência odontológica em pacientes com essas condições específicas.

Com uma carga horária de 60 horas e formato a distância, o curso adota uma metodologia autoinstrucional, permitindo que os alunos avancem de acordo com seu próprio ritmo. Cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, estudantes de graduação e demais interessados pela temática são o público-alvo dessa capacitação gratuita.

Cuidado especializado – Durante o atendimento odontológico, quando crises agudas são identificadas em pacientes com doença respiratória crônica, é necessário adaptar o planejamento do tratamento para garantir o bem-estar do indivíduo e minimizar riscos de intercorrências. Para isso, o curso oferece orientações que consideram a gravidade dos sintomas apresentados pelo paciente.

No caso de pessoas asmáticas com risco significativo, que experimentam exacerbação dos sintomas mesmo utilizando medicações de suporte, recomenda-se adiar procedimentos eletivos até a melhora do quadro de saúde. Em procedimentos cirúrgicos e infecciosos, é necessário avaliar a possibilidade de utilizar técnicas de sedação para reduzir o estresse, tendo em vista que o estresse pode agravar os sintomas da asma. Em casos mais complexos, a hospitalização pode ser considerada.

Já para pessoas com alto risco, que apresentam sibilos audíveis, tosse ou infecção das vias aéreas superiores, os procedimentos eletivos cirúrgicos devem ser adiados e realizados em ambiente hospitalar. Caso ocorra broncoespasmo, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento médico.

“A capacitação promovida pela UNA-SUS/UFMA contribui para que os profissionais de saúde bucal estejam preparados para reconhecer as manifestações bucais mais comuns em pacientes com doenças respiratórias crônicas, além de considerar a forma mais adequada de realizar anamnese, exame clínico e estabelecer planos terapêuticos”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Ao oferecer um curso abrangente e acessível, a UNA-SUS/UFMA reforça seu compromisso com a formação de profissionais de saúde capacitados e atualizados, que possam oferecer uma assistência de qualidade, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. “A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com doenças respiratórias crônicas, integrando cuidados bucais à abordagem multidisciplinar dessas condições de saúde”, completa a coordenadora.

O curso é fruto da parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMA.

Data de Publicação: 21/06/2023