Catálogo de cursos: UNA-SUS/UFMA possui mais de 30 cursos com inscrições abertas com temas sobre Saúde Bucal, Queixas Comuns na APS e Reabilitação da Pessoa com Deficiência

A contribuição da UNA-SUS/UFMA para a educação a distância na área da saúde tem sido intensa. A Diversidade de conteúdo, múltiplos recursos educacionais e ofertas gratuitas disponíveis ao alcance das mãos tem conquistado profissionais e estudante da saúde em todo o país. Atualmente, o catálogo de cursos possui mais de 30 cursos abertos com inscrições abertas até o segundo semestre de 2023.

As capacitações abordam temas como diabetes, paralisia cerebral, intoxicação, estimulação precoce, saúde bucal, gestão estratégica das equipes de saúde, traumatismo Cranioencefálico, estomia, entre outros. Com o início imediato e formato a distância, os cursos adotam uma metodologia autoinstrucional, permitindo que os alunos avancem de acordo com seu próprio ritmo. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

“Para o campo da saúde, a formação de profissionais em cursos de extensão e aprimoramento representa os avanços que a área terá no futuro, além de garantir uma renomada qualificação chancelada pela UFMA e um diferencial no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O ambiente virtual de aprendizagem da UNA-SUS/UFMA – o SAITE AVA – apresenta modernos recursos interativos, inclusivos e acessíveis aos alunos, como mapa de recursos educacionais, o painel de progressão em formato de linha do tempo, além das melhorias de acessibilidade, que implicam na inclusão de libras, no alto contraste, nas legendas e audiodescrição de imagens.

Os cursos são planejados em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) – por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) – e o Ministério da Saúde.

Acesse o site unasus.ufma.br e confira todas as ofertas.

Doenças Raras: um programa de capacitação à parte – Com o objetivo de promover a assistência e garantir os direitos das pessoas e famílias que convivem com doenças raras, a DTED/UFMA oferta o Programa "Capacitação e Informação em Doenças Raras", elaborado no âmbito dos direitos humanos, oferecendo uma abordagem ampla para que os cursistas possam compreender o cenário das políticas públicas relacionadas às doenças raras no país.

Com carga horária de 30 horas, atualmente o Programa oferta cinco cursos nas seguintes temáticas: Voluntariado; Apoio após o Diagnóstico; Empoderamento das Pessoas com Doenças Raras; e Aspectos Históricos, Sociais e Biológicos. Acesse o saiteava.org para realizar as matrículas.

O Programa sobre Doenças Raras é fruto de uma parceria entre a DTED/UFMA e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Data de Publicação: 23/06/2023