Estratégias interdisciplinares de reabilitação para pessoas com deficiência visual são abordadas em curso disponível na UNA-SUS/UFMA

o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” está com inscrições abertas até 31 de outubro.

No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbio da visão, segundo a Organização Mundial de Saúde. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Para promover a inclusão e garantir o atendimento adequado a essa população, é fundamental desenvolver estratégias interdisciplinares que considerem as necessidades individuais de cada pessoa. Com esse objetivo, o curso “Atenção a Saúde na Reabilitação Visual” está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

O curso tem como propósito ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a deficiência visual e apresentar as estratégias de reabilitação e habilitação disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A abordagem busca integrar diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação, tecnologia assistiva, entre outras, para fornecer um cuidado abrangente e efetivo às pessoas com deficiência visual.

Durante a capacitação, os estudantes terão a oportunidade de explorar os fatores de risco e as doenças que causam a deficiência visual, compreender os impactos que essa condição pode ter na vida dos indivíduos e de seus familiares, além de conhecer as etapas do processo de habilitação e reabilitação visual em diferentes faixas etárias, bem como a indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária das pessoas com esse tipo de deficiência.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS e estão envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas. Além disso, profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas também podem se inscrever.

A modalidade de ensino é a distância, proporcionando flexibilidade aos participantes para acessarem o conteúdo de acordo com sua disponibilidade de tempo e local. O curso é gratuito e tem início imediato, permitindo que os interessados possam se inscrever e começar a aprender assim que desejarem. Ao concluir todas as atividades e obter a aprovação nas avaliações, os estudantes receberão um certificado gratuito e validado pela UFMA.

“A iniciativa da UNA-SUS/UFMA em oferecer esse curso ressalta a importância de investir na formação de profissionais que atuam no cuidado de pessoas com deficiência visual. Por meio do conhecimento e da implementação de estratégias interdisciplinares, é possível melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, garantindo-lhes acesso pleno aos serviços de saúde e promovendo sua inclusão na sociedade”, ressalta a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

As inscrições para o curso podem ser realizadas no site unasus.ufma.br. Inscreva-se e amplie seus horizontes e conhecimentos sobre estratégias interdisciplinares e atuação nos serviços de saúde.

Data de Publicação: 27/06/2023