Notícias

Curso disponível na UNA-SUS/UFMA aborda a qualidade de vida e tratamento após Traumatismo Cranioencefálico

O curso é gratuito com certificação reconhecida pela UFMA e inscrições podem ser feitas até outubro

O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é uma lesão causada por um trauma externo que resulta em alterações anatômicas do crânio ou comprometimento da função das meninges, encéfalo ou vasos sanguíneos da região. Essa condição de urgência e emergência pode afetar pessoas de todas as faixas etárias, mas é mais comum em adultos, apresentando causas e níveis de gravidade variados. Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE), que aborda o tratamento após o TCE, com inscrições abertas até 31 de outubro de 2023.

O curso tem como objetivo proporcionar uma compreensão aprofundada dos cuidados de atenção à saúde da pessoa com TCE em suas diferentes fases, dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ele, os cursistas poderão adquirir conhecimentos sobre a avaliação primária e a classificação de gravidade, os processos e pressupostos básicos dos cuidados de saúde, além de conhecer os instrumentos de avaliação padronizados e as evidências científicas adequadas para o tratamento do TCE.

O curso também aborda estratégias para a inclusão na comunidade e família, levando em consideração as características e a organização do processo de cuidado da pessoa com TCE no contexto do SUS. Essa temática é de extrema importância, uma vez que o número de internações devido ao TCE é significativo, especialmente entre os adultos do sexo masculino. 

A análise epidemiológica realizada no Brasil revelou que mais de um milhão de pessoas ficaram inválidas devido a traumas mecânicos, sendo os acidentes de trânsito os principais responsáveis por esses casos. Portanto, compreender as estratégias de tratamento e reabilitação é essencial para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. 

O público alvo do curso são profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nessa área de atuação.

O curso é oferecido pela UNA-SUS/UFMA em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). Essa iniciativa demonstra o compromisso em promover a educação e a qualificação dos profissionais da saúde, visando melhorar a assistência oferecida às pessoas com TCE.

Para mais informações sobre esse e outros cursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, acesse o site www.unasus.ufma.br.


Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 28/06/2023