Notícias

Estomia e os fatores biopsicossociais: tema é discutido em capacitação profissional da UNA-SUS/UFMA

A oferta segue com inscrições abertas até 31 de outubro

A estomia é um procedimento cirúrgico que exterioriza parte do sistema respiratório, digestório ou urinário, criando uma abertura artificial entre os órgãos internos e o meio externo. O cuidado com uma pessoa ostomizada requer atenção multidisciplinar e a participação de diferentes profissionais de saúde.

Para auxiliar as equipes no atendimento e nas estratégias de reabilitação direcionadas a esse público, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso Atenção à saúde da pessoa com estomia. A capacitação tem conquistado destaque na plataforma com cerca de 10 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem. A oferta segue com inscrições abertas até 31 de outubro.

De acordo com o especialista em Estomaterapia e professor-autor do curso, Juliano Teixeira Moraes, as pessoas com Estomia enfrentam um processo desafiador de adaptação às condições de reabilitação à saúde. Os problemas abrangem as dimensões física, psicológica e social, e é essencial oferecer suporte adequado em cada uma dessas áreas.

“A pessoa com estomia pode passar por uma série de emoções e sentimentos relacionados ao tratamento, reabilitação e adaptação ao novo estilo de vida. Assim, a assistência deve ocorrer de forma integral, considerando os aspectos biopsicossociais, fisiopatológicos, nutricionais, psicológicos e sociais da pessoa com estomia”, explica o especialista.

Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e certificado pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde. As inscrições estão abertas até 31 de outubro e podem ser feitas pelo site unasus.ufma.br. Essa capacitação visa aprimorar a assistência integral à saúde das Pessoas com Estomia, considerando suas necessidades biopsicossociais.

Discutindo o tema com o especialista

O professor Juliano Teixeira Moraes abordou a temática no “Webinário sobre saúde das pessoas com estomia”, promovido pela UNA-SUS/UFMA e disponível no YouTube.

Na ocasião, Moraes discutiu as necessidades e particularidades da pessoa com estomia, com ênfase nos seguintes subtemas: aspectos psicológicos das pessoas com estomia, atividades sociais e lazer e cuidados em domicílio à pessoa com estomia. 

Assista na íntegra.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 04/07/2023