Notícias

“Recorrência de AVE representa ameaça ainda maior para os sobreviventes”, diz especialista em material didático do curso sobre reabilitação da pessoa com complicações pós-AVE

Com mais de 27 mil matrículas no AVA, oferta aborda temas que vão desde a identificação dos fatores de risco,diagnóstico até acolhimento nas unidades de saúde.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das principais causas de morte no mundo. A probabilidade de desenvolvimento dessa condição aumenta com os fatores de risco, que podem ser classificados em modificáveis e não modificáveis. Para contribuir com a qualidade do atendimento e do fluxo de trabalho diante desse tipo de emergência, a Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), segue com inscrições abertas para o curso online Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico até 31 de outubro.

O AVE é a segunda doença que mais causa mortes globalmente, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. Através de estudos mais precisos, os fatores de risco têm sido identificados como modificáveis ou não modificáveis, o que possibilita um melhor entendimento dessa condição.

“É importante não apenas identificar os fatores de risco para o primeiro AVE, mas também estar atento às possíveis causas após o evento isquêmico, pois a recorrência de AVE representa uma ameaça ainda maior para os sobreviventes. Diversos fatores de risco têm sido identificados, tais como tabagismo, raça e fatores sociais, sedentarismo, Diabetes Mellitus e cardiopatias”, explica o professor-autor, Rodrigo Moreira Campos, dentro do recurso educacional do curso.

O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão envolvidos no cuidado de pessoas com deficiência. No entanto, técnicos, acadêmicos e qualquer pessoa interessada no tema também podem participar.

O curso oferece a oportunidade de compreender os cuidados específicos necessários para a reabilitação de pessoas que apresentam complicações após um episódio de AVE. São abordadas as possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais que podem ser diagnosticadas nessas pessoas. A oferta possui carga horária total de 30 horas, é gratuito, autoinstrucional e tem início imediato.

Com mais de 27 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem, o curso abrange os seguintes conteúdos: epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico de casos de AVE; atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; acolhimento, abordagem interdisciplinar, apoio emocional e acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde; avaliação funcional e reabilitação; e complicações relacionadas aos casos de pós AVE, incluindo aspectos nutricionais e de higiene oral.

“A oferta do curso é uma iniciativa importante para melhorar o atendimento e o suporte às pessoas que enfrentam complicações pós-AVE. Com a formação adequada, os profissionais de saúde estarão mais preparados para lidar com os desafios que surgem nesse contexto e proporcionar uma reabilitação eficaz e de qualidade”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Para mais informações e inscrições, acesse o site unasus.ufma.br e aproveite essa oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento profissional na área de reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 06/07/2023