UNA-SUS/UFMA oferta Programa de Formação que aborda temas como autismo, Síndrome de Down, Idoso PCD e pessoa amputada

Composto por 5 módulos, os cursos somam mais de 170 mil matrículas no AVA. Inscrições até 31 de outubro.

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), tem contribuído de forma contínua para a educação a distância, especialmente, na saúde. Integrante da Rede UNA-SUS, a instituição oferta o Programa de capacitação em atenção à pessoa com deficiência, composto por 5 módulos e com matrículas abertas até 31 de outubro.

O programa Capacitação em Atenção à Pessoa com Deficiência possui carga horária completa de 195h e aborda temas como: autismo, síndrome de Down, idoso PCD e pessoa amputada. Juntos, os cursos somam mais de 170 mil matrículas no ambiente virtual de aprendizagem e contam com mais de 89 recursos educacionais interativos e inovadores.

Conheça as capacitações que fazem parte dessa formação:

Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo

Atenção à Pessoa com Síndrome de Down

Atenção à Pessoa Amputada

Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência

Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção

Para obter o certificado total de 180h é necessário que o cursista matricule-se no Programa, disponível no ambiente virtual de aprendizagem (saiteava.org), e inscreva-se nos cursos que compõem essa modalidade de formação. Todos gratuitos, autoinstrucionais, com início imediato e que cabem nas mais diversas rotinas e agendas de estudo.

Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo capacitar os profissionais que atuam no contexto da Atenção Primária no SUS, porque esta desempenha papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade por ser o contrato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro integrador de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“É fundamental que gestores e profissionais de saúde sejam sensibilizados para a importância da qualificação contínua e da valorização da educação permanente em saúde. Somente assim será possível oferecer um atendimento de qualidade e humanizado à população, garantindo a resolutividade e a efetividade da Atenção Primária à Saúde”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O Programa de Formação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA)

Data de Publicação: 07/07/2023