Inscreva-se no curso sobre "Reabilitação Visual" disponível no ambiente virtual da UNA-SUS/UFMA

A capacitação é on-line e gratuita, possui certificação UFMA e tem início imediato.

No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As doenças oftalmológicas - ou doenças oculares - podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Nesse contexto, a UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” com o intuito de contribuir no aperfeiçoamento e na visibilidade das alternativas existentes relacionadas à reabilitação visual disponíveis no SUS.

“Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade, com comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde”, ressalta Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA.

A capacitação é fundamental para os profissionais da saúde, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS), pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o cuidado adequado e efetivo dessa população. O curso é destinado aos profissionais de saúde envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), o curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, possui carga horária de 30 horas e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 31 de outubro.

A oportunidade educacional está disponível em um ambiente virtual inovador e responsivo - adaptado a múltiplas telas e dispositivos - com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras). Durante a jornada de aprendizagem, o participante terá acesso aos diversos suportes educacionais presentes na oferta, a saber: recursos multimídia, e-books, material em PDF, infográficos e questionário.

Quais as temáticas abordadas – A oferta apresenta os seguintes conteúdos: contexto da deficiência visual; impactos que a deficiência visual causa na vida dessas pessoas deficientes, familiares e cuidadores; fatores de risco, reabilitação e doenças que causam baixa visão em crianças; identificação de fatores e doenças, avaliação da acuidade visual e visão funcional no adulto; definição de estratégias interdisciplinares para pessoas com deficiência visual; indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária da pessoa com deficiência visual.

Data de Publicação: 21/07/2023