Notícias

Ministério da Saúde lança Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa; conheça também capacitação da UNA-SUS/UFMA sobre saúde do idoso PCD

O curso possui carga horária de 60 horas, gratuito, 100% online e início imediato

O Ministério da Saúde acaba de lançar o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa, que aborda as mudanças esperadas no processo de envelhecimento, os cuidados para viver a longevidade da melhor forma, informações que ajudam a identificar situações de maus-tratos e violência e orientações para cuidadores.

No Brasil, pessoa idosa é quem tem 60 anos ou mais e esse público vem aumentando de forma acelerada. Segundo dados de 2018 do IBGE, o País conta com mais de 30,2 milhões de idosos, o que representa 14,6% da população.

Para a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Lígia Gualberto, “o guia busca qualificar o conhecimento que se tem sobre a temática do envelhecimento e prepara a sociedade para lidar melhor com essa fase da vida comumente permeada por tantos desafios. A ideia é também, por meio da divulgação de conhecimento qualificado, transformar o modo, muitas vezes negativo, como a nossa cultura ainda tem pensado, sentido e agido diante do envelhecimento, e com isso, combater estereótipos, preconceitos e discriminação contra as pessoas idosas”.

Lígia explica, ainda, que “o Brasil integra a estratégia global proposta pela OMS ‘Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030)’, que visa estruturar uma sociedade com melhores condições de vida para a pessoa idosa, desafio ainda mais relevante diante do contexto atual de acelerada transição demográfica no País. Esse material faz parte das ações que compõem a estratégia”.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, destaca que o guia é uma das iniciativas para aperfeiçoarmos o atendimento à população dessa faixa etária para triar, estratificar, registrar e orientar melhor o cuidado compartilhado. “A população brasileira segue o padrão de envelhecimento acelerado da América Latina e nosso sistema precisa se preparar para reconhecer e melhorar os processos de cuidado dessa população”, finaliza.

Estrutura – O guia está dividido em quatro módulos para facilitar o entendimento, com informações essenciais sobre as diferentes dimensões da vida da pessoa idosa, organizadas em capítulos.

A primeira parte trata dos aspectos gerais do processo de envelhecimento, senescência e senilidade, além de direitos das pessoas idosas, segundo as políticas públicas vigentes relacionadas ao envelhecimento. Em seguida, a temática da pessoa idosa independente e autônoma, com foco no envelhecimento saudável, e orientações para autocuidado, vacinação, prevenção de doenças e agravos, promoção da saúde e prevenção de maus-tratos e violência.

A obra também traz orientações para quem cuida da pessoa idosa, englobando diferentes condições do processo de envelhecimento que demandam acompanhamento, apoio e cuidados diversos. E as redes de apoio social formal e informal.

A publicação foi produzida pelo Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI), por meio da Coordenação-Geral de Articulação do Cuidado Integral e da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária e contou com a contribuição de especialistas de áreas multidisciplinares.

Capacitação especializada – Com o intuito de compreender as orientações em saúde relacionadas ao cuidado à pessoa idosa com deficiência, com destaque para os serviços prestados na Rede de Atenção à Saúde voltados para essa população e o papel da Atenção Básica nesse processo, a UNA-SUS/UFMA segue com inscrições abertas para o curso “Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência.

A capacitação permitirá que o estudante atenda a população acima dos 60 anos de forma especializada, levando em consideração as necessidades desses usuários com enfoque na reabilitação funcional dos pacientes. Entre os temas discutidos no curso, destacam-se: Plano Terapêutico Singular e a reabilitação da funcionalidade da pessoa idosa; Avaliação multidimensional, psicossocial e funcional; Tecnologias assistivas na reabilitação; e a Reabilitação da pessoa idosa com deficiência nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A oferta tem como público-alvo profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados. O curso possui carga horária de 60 horas, gratuito, 100% online e início imediato.

“Buscamos auxiliar o profissional de saúde para atender às demandas do crescimento da população idosa no país. Ser idoso e ter uma deficiência constituem situações de vulnerabilidade, por isso, a nossa expectativa é que o curso possa contribuir para assegurar e garantir a saúde dos idosos com deficiência com mais qualidade na RAS”, declarou a coordenadora da UNA-SUS/UFMA e diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Departamento de Atenção Especializada e Temática e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.


Com informações do portal Ministério da Saúde.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 26/07/2023