Agosto: casos com animais peçonhentos tem aumento este mês; inscreva-se na capacitação profissional para atendimento eficaz desses casos na saúde

O mundo testemunha um aumento significativo nos casos de mordeduras por animais peçonhentos no mês de agosto, especialmente por serpentes.

No mês de agosto, o mundo testemunha um aumento significativo nos casos de mordeduras por animais peçonhentos, especialmente por serpentes. Esse comportamento sazonal dos animais os torna mais ativos durante esse período, levando a um aumento no número de acidentes envolvendo seres humanos.

A explicação para esse fenômeno está relacionada às condições ambientais típicas de agosto em muitas regiões. Com o início da primavera ou do verão em algumas áreas, as temperaturas mais quentes e chuvas frequentes fornecem o cenário ideal para a reprodução e atividade de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas.

As serpentes, em particular, aproveitam esse período para buscar parceiros para acasalamento e procurar por alimento, o que aumenta a possibilidade de encontros com seres humanos, levando a acidentes com mordeduras.

Capacitação profissional – Quadros de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos são queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS). Por isso, é fundamental o preparo das equipes da Unidade Básica de Saúde, uma vez que essas emergências podem ameaçar a vida se não forem cuidadas adequadamente.

Neste contexto, a UNA-SUS/UFMA oferece o curso "Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos". A oferta assume um papel ainda mais relevante durante o mês de agosto, capacitando os profissionais da saúde para um atendimento eficaz e seguro nesses casos.

Com inscrições abertas até o dia 11 de agosto, o curso é direcionado a gestores da Atenção Primária à Saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática. O conteúdo aborda o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para melhorar a organização do trabalho das equipes na APS e reconhecer os cuidados necessários nos casos relacionados com a temática.

A capacitação, resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, é gratuita, possui carga horária de 30 horas e começa imediatamente. Oferecido na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, o curso permite ao aluno aprender no seu próprio ritmo, sem a mediação de tutores.

O ambiente virtual de aprendizagem é inovador e conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e tradução para Libras, tornando o conteúdo acessível a todos. Além disso, está disponível em versão para dispositivos móveis, facilitando o acesso dos participantes.

“Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas. Após o curso, o estudante compreenderá o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para a organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e reconhecerá os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”, frisa a coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

A prevenção, o conhecimento e a capacitação são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade. Para mais informações, acesse unasus.ufma.br, inscreva-se no curso e contribua para um atendimento mais preparado e eficiente na Atenção Primária à Saúde.

Data de Publicação: 03/08/2023