Dica de estudos: aproveite o fim de semana para garantir certificado integral do programa de odontologia sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis

Juntos, os cursos somam mais 60 mil inscritos e ficam disponíveis para matrículas até 11 de agosto de 2023.

Diabetes, obesidade e hipertensão fazem parte das chamadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as maiores causadoras de mortes no Brasil e no mundo. Para debater o tema, sobretudo, focando na importância da assistência odontológica a esses pacientes, A UNA-SUS/UFMA oferta o Programa “Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária”, com matrículas abertas até 11 de agosto.

As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por aproximadamente 70% dos óbitos a nível mundial - sendo que em torno de 16 milhões de pessoas são vítimas de morte prematura, entre 30 e 69 anos, a cada ano - contribuindo significativamente para o desenvolvimento de incapacidades e na perda de qualidade de vida da população. No Brasil, essas doenças correspondem a 72% das causas de morte. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 52% da população com 18 anos ou mais afirma ter recebido o diagnóstico de ao menos uma doença crônica no ano de 2019.

A complexidade desse cenário requer atenção integral e longitudinal nos diversos pontos da rede de serviços, a necessidade de cuidado coordenado e articulado nos diferentes níveis de atenção, que tem importante centralidade na APS. Cabe lembrar que o manejo adequado conduzido pela APS pode evitar hospitalizações e maiores complicações relacionadas às DCNT. Nesse sentido, é necessário ofertar espaços de articulação e discussão para debater a qualificação do cuidado das DCNT no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na APS.

Dessa maneira, a UNA-SUS/UFMA traz o Programa de Formação sobre as DCNT’s, que conta com quatro módulos e atende aos seguintes eixos temáticos: Doenças Respiratórias CrônicasDiabetes, Hipertensão e Doença Renal CrônicaDoenças Cardiovasculares; e Pacientes com Câncer. Os cursos são gratuitos, têm início imediato e são ofertados na modalidade a distância. A oferta tem como público-alvo profissionais e estudantes de odontologia, além de demais interessados nas temáticas.

Juntos, os cursos somam mais 60 mil inscritos e ficam disponíveis para matrículas até 11 de agosto de 2023. Em relação à certificação, o aluno poderá obter o certificado de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do Programa (180 horas), uma vez concluídos com êxito todos os cursos que o compõem. Veja lista e carga horária individual dos cursos:

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Doenças Respiratórias Crônicas – (60h);

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica(30h);

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Doenças Cardiovasculares(45h);

Assistência Odontológica para Pacientes com DCNT na Atenção Primária: Pacientes com Câncer – (45h).

Para a coordenadora da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, as ofertas atendem com excelência o trabalho de aperfeiçoamento dos profissionais na promoção da saúde bucal que, consequentemente, impacta de forma positiva a saúde do país.

“Multiplicar conhecimento é a chave do desenvolvimento na sociedade. Com o uso de tecnologias inovadoras na EaD, oportunizamos que às pessoas atuem como multiplicadores de conhecimento qualificados na área de odontologia, enfatizando o cuidado especializado e integrativo no SUS”, observou Ana Emilia.

As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Rede UNA-SUS, por meio da DTED/UFMA, e Ministério da Saúde, com colaboração da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFMA, com ênfase no cuidado em saúde bucal, na compreensão e estruturação dos serviços de assistência odontológica e no trabalho da equipe de Atenção Primária em Saúde a partir de diferentes abordagens e situações de atendimento nessa linha de cuidado.

Data de Publicação: 04/08/2023