Reabilitação visual: entenda abordagem interdisciplinar da deficiência visual no curso da UNA-SUS/UFMA

A capacitação é on-line e gratuita, certificada e tem início imediato.

No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, o curso “Atenção à Saúde na Reabilitação Visual” está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

O curso tem como propósito ampliar os conhecimentos dos participantes sobre a deficiência visual e apresentar as estratégias de reabilitação e habilitação disponíveis no SUS a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A abordagem busca integrar diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação, tecnologia assistiva, entre outras, para fornecer um cuidado abrangente e efetivo às pessoas com deficiência visual.

“Parte fundamental do processo de inclusão voltado a essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade, com comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do SUS”, ressalta Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA.

A capacitação é fundamental para os profissionais da saúde, em especial do Sistema Único de Saúde, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o cuidado adequado e efetivo dessa população. O curso é destinado aos profissionais de saúde envolvidos no cuidado da PCD, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

Fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA), o curso é gratuito, ofertado na modalidade a distância, possui carga horária de 30 horas e tem início imediato. Ao finalizar o curso, o estudante receberá um certificado gratuito e validado pela UFMA.

Temáticas abordadas – Entre os diversos assuntos abordados na qualificação, o cursista irá conhecer o contexto da deficiência visual, suas repercussões, diagnósticos e habilitação/reabilitação, além dos impactos que a deficiência visual causa na vida dessas pessoas, familiares e cuidadores.

Conhecerá também os fatores de risco e doenças que causam baixa visão em crianças; o processo de habilitação e reabilitação em crianças em diferentes faixas etárias, bem como a avaliação da acuidade visual e visão funcional do adulto. Aborda também a definição de estratégias interdisciplinares para pessoas com deficiência visual; indicação de tecnologia assistiva e orientações para atividades de vida diária da pessoa com deficiência visual.

Vale ressaltar que, o curso não capacita nem autoriza profissionais não médicos a realizarem diagnósticos e prescrição de tecnologias assistivas, como lentes de grau. Em acréscimo, ainda que sejam abordadas questões como diagnósticos de patologias, habilitação/reabilitação e indicação de tecnologia assistiva no campo da reabilitação visual, estas servirão tão somente para conhecimento daqueles profissionais não médicos, tendo em vista que o diagnóstico de patologias é ato exclusivamente médico.

Data de Publicação: 16/08/2023