Notícias

Sinais e Sintomas da Síndrome Pós-Poliomielite: saiba mais em capacitação profissional da UNA-SUS/UFMA com inscrições até 31 de outubro

A oferta é gratuita, autoinstrucional e com certificação pela UFMA. Disponível no saiteava.org

É chamada de síndrome pós-pólio (SPP), uma desordem do sistema nervoso que se manifesta em indivíduos que tiveram poliomielite após, em média, 15 anos ou mais. O curso Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-poliomielite e comorbidades aborda o cuidado e a reabilitação de pessoas que sofrem com essa condição, bem como conceitos, características, tipos de diagnóstico e sintomatologia. A capacitação está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro.

Através de sinais e sintomas, é possível definir o diagnóstico de uma doença. Em se tratando da Síndrome Pós-Poliomielite (SPP), alguns sinais e sintomas são característicos e sua frequência pode variar na população acometida, que apresentam dados de ocorrência da sintomatologia de um estudo bem conduzido na população brasileira envolvendo pessoas com SPP. Todos os sintomas podem ser vistos no infográfico interativo disponibilizado no curso.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação apresenta ainda o conceito de Práticas Integrativas e Complementares para prevenção, promoção e recuperação de distúrbios relacionados à saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS.

A capacitação traz diversos recursos educacionais, como infográficos interativos, materiais em PDF, apresentações interativas, games, quizzes e questionários. A estrutura do curso está dividida em 10 temáticas com recursos que auxiliam o cursista no bom entendimento e melhor absorção do assunto, com temáticas que abordam desde a epidemiologia à reabilitação do paciente.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS e estão envolvidos na reabilitação de pessoas com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 18/08/2023