Notícias

Guia Saúde da Mulher com Deficiência: documento faz parte do material educacional do curso com foco no atendimento e cuidado às mulheres com deficiência no SUS

A oferta é gratuita, 100% online e com certificação UFMA.

O “Guia de Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida” está entre os 17 recursos educacionais disponíveis no curso da UNA-SUS/UFMA intitulado “Atenção à saúde das mulheres com deficiência”, que está com inscrições abertas até 31 de outubro.

As mulheres são maioria da população, com mais de 108,9 milhões de brasileiras, e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo o IBGE 2019, o número de mulheres com algum tipo de deficiência supera o de homens, sendo 10,5 milhões (9,9%) frente a 6,7 milhões (6,9%), respectivamente.

“Uma das áreas em que as mulheres têm avançado significativamente é a saúde. Estamos sempre acompanhando as necessidades da população e respeitando as especificidades de cada público, por isso, o nosso papel é auxiliar na busca de soluções para os desafios da sociedade, tendo a educação como a nossa principal aliada”, declara a diretora da DTED e coordenadora geral da UNA-SUS/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.

Com carga horária de 30 horas, a capacitação educacional visa qualificar o cuidado direcionado à população feminina PCD com foco na promoção do bem-estar, reabilitação, saúde mental, sexual e reprodutiva, e no manejo clínico dos problemas mais comuns enfrentados por esse público.

A oportunidade é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e conta também com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, tais como: material em PDF, e-book, infográfico, game e questionário.

O curso é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da UNA-SUS/UFMA e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS). O certificado é gratuito e validado pela UFMA.

Guia de Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Acesse aqui o documento.

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 23/08/2023