Dia da Infância: UNA-SUS/UFMA ressalta duas capacitações profissionais sobre a saúde infantil

As matrículas para ambos os cursos podem ser realizadas até 31 de outubro.

No Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), instituição integrante da Rede UNA-SUS, destaca seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento infantil ao oferecer cursos de capacitação voltados para profissionais da área de saúde. Entre os cursos em destaque está o de "Estimulação Precoce", com foco em crianças de zero a 3 anos que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Com matrículas abertas e uma carga horária de 30 horas, o curso busca fornecer orientações fundamentais para o processo de estimulação neuropsicomotora em crianças que enfrentam desafios no desenvolvimento de funções motoras e psicossociais nos primeiros anos de vida. Um dos principais enfoques do curso é a abordagem do uso de Tecnologia Assistiva, uma ferramenta que visa identificar recursos e serviços para promover a funcionalidade, participação e inclusão de crianças com deficiência.

O curso aborda temas relevantes como o cuidado em saúde, a importância do brincar na estimulação precoce, a participação da família e a articulação das ações nos sistemas de saúde e assistência social.

Inscreva-se aqui no curso Estimulação Precoce: Crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Triagem Auditiva e Ocular Neonatal: Identificação precoce para uma infância saudável

Além do curso de Estimulação Precoce, a UNA-SUS/UFMA também oferece outra oportunidade educacional de extrema importância para a saúde infantil: o curso "Atenção na identificação precoce de deficiências em crianças por meio de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e Triagem Ocular Neonatal (TON)".

Esse curso visa abordar os impactos, a epidemiologia e os indicadores de risco de deficiências auditivas e visuais em crianças. A capacitação destaca a importância da intervenção precoce como forma de prevenir diagnósticos tardios e possibilitar melhores resultados para o desenvolvimento da criança.

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) e a Triagem Ocular Neonatal (TON) são exames fundamentais para identificar, nos primeiros dias de vida, deficiências auditivas e visuais em neonatos e lactentes. A realização desses exames possibilita intervenções precoces que podem melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças afetadas.

Assim como o curso de Estimulação Precoce, o curso de TAN e TON também é oferecido de forma online e gratuita, com carga horária de 30 horas. Profissionais da saúde, estudantes e interessados nas temáticas abordadas têm a oportunidade de se capacitar e contribuir para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as crianças.

Inscrições e parceria para a Saúde Infantil

As inscrições para ambos os cursos podem ser realizadas no site unausus.ufma.br até 31 de outubro. Essas capacitações são resultados da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência. Ao investir na capacitação dos profissionais de saúde e no conhecimento sobre a identificação precoce de deficiências, a UFMA reforça seu compromisso em promover a saúde e o bem-estar das crianças, contribuindo para um futuro mais saudável e inclusivo.

Data de Publicação: 24/08/2023