Serious Game na educação em saúde: Saiba mais sobre o jogo em formato de quiz desenvolvido pela UNA-SUS/UFMA em parceria com o Grupo SAITE, o Game Quiz

Com foco educativo, o jogo está disponível para o sistema Android

Buscando inovar e ampliar os nossos recursos educacionais, a fim de tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e interativo, o “Game Quiz 2.0” é nova versão do jogo da UNA-SUS/UFMA desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa SAITE (CNPq/UFMA).

Com um novo layout, perguntas e avatares, a versão atualizada do game mantém o propósito inicial, ou seja, o formato de quiz educativo sobre temas da área da saúde, baseado nos princípios pedagógicos com foco na construção de competências e habilidades.

Voltado para estudantes, profissionais da área da saúde, especialmente do SUS, e demais interessados nas temáticas, independente do nível de conhecimento em jogos, o Game Quiz é um jogo de perguntas e respostas, desenvolvido em três diferentes níveis de dificuldade gradativa (fácil, médio e difícil).

O jogo foi elaborado de acordo com as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde referente a diversos campos da área da saúde. Assim, as temáticas disponíveis no app são:

1. Atenção básica;
  2. Atenção domiciliar;
  3. Gestão pública;
  4. Nefrologia multidisciplinar;
  5. Urgências em Endodontia;
  6. Atenção à Saúde;
  7. Vigilância em saúde;
  8. Saúde da Pessoa Idosa;
  9. Saúde bucal na APS;
  10. Cuidado integral da saúde da pessoa com deficiência;
  11. Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva em saúde;
  12. Acolhimento com classificação de risco na APS;
  13. Gestão pública em saúde;
  14. Condições Pós-COVID.

Ao iniciar o jogo, o usuário pode selecionar um avatar de acordo com a sua preferência e, em seguida, inicia a sua jornada de conhecimento. As perguntas são todas de múltipla escolha, com quatro alternativas, cada uma com seu feedback pedagógico. Desta forma, é necessário responder as perguntas dentro do tempo disponível, que é de 30 segundos.

Além disso, caso haja alguma dificuldade durante a dinâmica, com o botão de “Ajuda” é possível receber uma dica, pular a questão, eliminar alternativas ou pausar o tempo, cada opção pode ser utilizada apenas uma vez. Ao finalizar a jogada, o usuário irá visualizar sua pontuação final, a sua evolução em cada etapa e, também, receberá um feedback sobre as perguntas e respostas corretas.

O download do aplicativo é gratuito e já se encontra disponível nas lojas de aplicativos do Android, Play Store, e iOS, App Store. Baixe agora mesmo no botão abaixo e divirta-se!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O GAME QUIZ

Data de Publicação: 17/11/2021