Notícias

Órteses e próteses: entenda a diferença e amplie o conhecimento no curso que já alcançou cerca de 20 mil matrículas

O curso é gratuito, na modalidade a distância e com início imediato.

As órteses e próteses ortopédicas auxiliam as pessoas a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia, mas apresentam diferenças quanto ao desempenho. O acompanhamento e a indicação de uso das órteses, próteses e Meios auxiliares de locomoção é atribuição especialmente do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do médico.

Órteses: são dispositivos assistivos que têm alta prevalência de necessidade na população visando a melhoria das funções neuromusculoesqueléticas e o desempenho de atividades que envolvem as estruturas do tronco, membros superiores e dos membros inferiores.

Em geral, as órteses são indicadas com a finalidade de:

  •  Imobilizar uma articulação ou um segmento corporal;
  •  Limitar movimentos indesejados;
  •  Controlar a motricidade;
  •  Auxiliar no movimento;
  •  Reduzir a força da sustentação de peso;
  •  Prevenir deformidades;
  •  Reduzir a dor causada pelo imobilismo.

Prótese é um dispositivo acoplado ao corpo humano para substituir a ausência de uma parte do corpo, geralmente da perna ou do braço. Por exemplo, os implantes dentários, em que o dente natural é substituído por um artificial. Sua prescrição é feita com avaliação do fisioterapeuta e demais profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente.

Os materiais mais utilizados para fabricar as próteses ortopédicas são:

  • Prótese exoesquelética: é feita em resina, PVC, fibra de carbono ou polipropileno, podendo ser oca ou não. 
  • Prótese endoesquelética: bastante conhecida como modular e pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono. 

Vale ressaltar que, as próteses são utilizadas em qualquer nível de amputação, seja membros superiores ou inferiores, enquanto a maioria das órteses, são utilizadas como auxílio dos membros superiores.

Amplie o conhecimento – A UNA-SUS/UFMA oferta o curso “Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção”, que tem como objetivo central compreender os procedimentos referentes à prescrição de produtos ortopédicos e dispositivos auxiliares de locomoção não-cirúrgicos voltados para a população com deficiência física e mobilidade reduzida.

Atualmente, o curso já ultrapassou a marca de mais de 17 mil matrículas em todo o país e inscrições seguem abertas no ambiente virtual de aprendizagem - o saiteava.org, até 31 de outubro.

Com carga horária de 45 horas, o curso é ofertado na modalidade a distância, com metodologia autoinstrucional, totalmente gratuito e com início imediato. Tem como público-alvo profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, envolvidos na assistência e reabilitação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O certificado é gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão. 

A capacitação é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), e Ministério da Saúde - por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência -, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. 

Cadastrado Por:
Ultima edição Por:
Data de Publicação: 01/09/2023